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BENÊ GOMES

Maverick Hybrid reúne versatilidade das picapes e economia dos modelos híbridos

11 de Maio de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Assim como a versão a combustão, tem desenho com mais personalidade, formado por linhas predominantemente quadradas
Assim como a versão a combustão, tem desenho com mais personalidade, formado por linhas predominantemente quadradas (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Com a Maverick Hybrid, não há dúvida de que a Ford quer seduzir os apreciadores das picapes que agora estão encantados com os novos e econômicos SUVs híbridos. Em nosso mercado desde o início de 2023, segue como a única picape com propulsão híbrida comercializada no país.

Assim como a versão a combustão, tem desenho com mais personalidade, formado por linhas predominantemente quadradas, ao melhor estilo das clássicas picapes. Mas é um modelo com proposta voltada para pisos de asfalto, tanto que tem altura do solo próxima de carro um de passeio, com 21,1 cm, e ângulos de ataque de saída também mais modesto: 20º e 21º, respectivamente.

Já em tamanho, sim, tem medidas padrão para uma picape: 5,07 m de comprimento; 2,13 m de largura; 1,73 m de altura; e um generoso entre-eixos de 3,07 m. O que a Maverick não tem, na perspectiva de uma picape para o trabalho, é boa capacidade de carga, apenas 659 kg. Mas compensa com bom espaço em volume, com 938 litros.

E é a partir desse ponto que passamos a perceber as características positivas pensadas para essa picape, como a possibilidade de utilizar a caçamba como um superporta-malas desde que equipada com a capota marítima, acessório que a Ford oferece com um modelo do tipo rígido e com comando elétrico.

Dentro da cabine, as características de carro de passeio ou um bom SUV, continuam. Acabamento bem-feito, espaço, bastante conectividade no sistema multimídia Sync com tela de 8 polegadas, espelhamento para Android Auto e Apple Carplay sem fio, entradas USB tipo A e C, entre tantos outros.

Destaque também para as peças e detalhes que remetem à robustez de modelos clássicos, e à versatilidade com nichos estratégicos, como um sob o banco traseiro. No painel, digital configurável, a diferença está na presença de um visor com as informações da carga da bateria no lugar do tradicional conta-giros.

Vale destacar ainda a evolução trazida pela bateria atual, agora instalada embaixo do assoalho - fora da cabine - e que conta com novo sistema de refrigeração para melhorar o desempenho e prolongar a vida útil, como explicaram os executivos da marca.

Em termos de segurança, não há o que reclamar: traz 7 airbags, assistente de pré-colisão com frenagem de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, entre outros importantes itens de assistência à condução.

No Brasil, a Maverick Hybrid é vendida em versão única, a Lariat, e o conjunto de propulsão híbrido é formado pelo motor 2.5 a gasolina do ciclo Atkinson e transmissão e-CVT, que é integrada a outro motor de tração elétrica e ao gerador. Segundo a Ford, o conjunto entrega potência combinada de 194 cavalos e 21,4 kgfm de torque, sendo que os motores podem trabalhar juntos ou separados, mas sempre de forma automática, sem intervenção de quem dirige.

Oferece cinco modos de condução: normal, eco, reboque, escorregadio e esportivo. No geral, como logo queremos saber, a Maverick anda bem, é mais lenta do que a versão com motor 2.0 turbo, mas sem incomodar. Para ter como referência, acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. E dentro da proposta original, a Maverick é muito eficiente no uso urbano e não frustra na rodovia, com o seu grande ponto forte: baixo consumo de combustível e autonomia generosa.

As médias oficiais - no ciclo Inmetro garantem consumo combinado cidade/estrada de 14,6 km/l, e autonomia superior a 800 km com um tanque de 57 litros. Mas, na prática, com um pouco de cuidado, dá para superar esses números. O que ainda abre espaço para críticas na Maverick Hybrid é o fato de não oferecer alguns itens já comuns em modelos da sua faixa de preço, como o ACC - Controle de Cruzeiro Adaptativo, ou algo mais simples, como sensor de estacionamento traseiro, item importante para manobras com uma picape.

Assim, vale fazer as contas para saber se, dentro das suas expectativas, é uma boa investir mais para receber a compensação da economia de combustível, algo realmente garantido na Maverick Hybrid.

Preço Ford Maverick Lariat Hybrid:

R$ 237.200,00

 

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