BENÊ GOMES
Toyota atende a pedidos e atualiza pontos críticos do Corolla Cross
SUV agora conta com freio de estacionamento eletrônico acionado por um pequeno botão no console central
Os fãs do Corolla Cross pediram, e a Toyota atendeu. A linha 2025 do SUV chegou às lojas na última semana e com aqueles merecidos ajustes. As versões híbridas, XRX e XRV Hybrid, inauguram a nova identidade global da Toyota para neutralidade de carbono, chamado de “Beyond Zero” (representada por um novo logo na lateral frontal do modelo). Mas, o maior impacto no visual externo, para não dizer o único, está na dianteira, com a nova grade, agora mais tecnológica, com o desenho estilo colmeia, mas integrada ao para-choque, formando uma peça única.
Os faróis full led foram renovados e agregaram luz de direção dinâmicas (nas versões mais caras). Mudaram também as rodas de 18 polegadas, enquanto na traseira, apenas o grafismo das lanternas foi alterado. Mas é atrás que está uma das atualizações pedidas pelos fãs do SUV: a tampa do porta-malas recebeu sistema de abertura elétrico, inclusive pelo movimento dos pés (ainda exclusividade das versões topo também).
Por dentro, tem atualização importante, mas não no visual ou nos acabamentos. Há sim novas texturas nos bancos, porém, o que interessa mesmo é a introdução do freio de estacionamento com comando elétrico e acionado por um pequeno botão no console central. Sim, é o fim do pedal de freio de estacionamento, motivo de tantos comentários nada positivos. Outra novidade expressiva na cabine é o painel de instrumentos de 12,3 polegadas, agora 100% digital e com três configurações de telas. Ao lado do já conhecido e bom sistema multimídia com tela de 9 polegadas que traz espelhamento para sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o conjunto garantiu um ar mais tecnológico para o interior do Corolla Cross, que passa a contar também com carregador de celular por indução.
Partindo dessas importantes atualizações, nada foi alterado no Corolla Cross em relação à oferta de versões e de motorização, o que não é ruim. Segue com opções equipadas com o motor 2.0 flex, agora com dois cavalos a menos - 175 cv de potência -, por causa da recalibração para adequação aos novos limites de emissões.
As versões híbridas, como a XRX Hybrid, que ilustra essa reportagem, seguem com o conjunto formado pelo motor a combustão 1.8 flex e dois motores elétricos, acompanhados da transmissão automática do tipo CVT. Isso significa que o Corolla Cross Hybrid mantém o ponto forte oferecido por um híbrido tradicional, a autonomia generosa e a versatilidade por não exigir paradas para carregamento da bateria (o trabalho é feito pelo motor a combustão).
Pelos dados do Inmetro, o Corolla Cross híbrido faz médias de 17,7 km/l na cidade, e 14,6 km/l na rodovia. O SUV segue muito bem servido de segurança, com todas as versões equipadas com o pacote Toyota Safety Sense, que oferece recursos de assistência à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática e assistente de ponto cego, para dar os principais exemplos. E, nas versões topo de linha, é equipado com sete airbags (seis nas demais).
Para fechar a conta e reforçar sua aposta nas versões híbridas flex como alternativa eficiente para a realidade do mercado brasileiro, a Toyota não alterou os preços das versões híbridas, mantendo os mesmos valores da linha 2024. As demais, sofreram um pequeno reajuste.
Preço Toyota Corolla Cross 2025
XRX Hybrid: R$ 210.990
XRV Hybrid: R$ 202.690
GR-Sport: R$ 199.960
XRX 2.0 FLEX: R$ 191.970
XRE 2.0 FLEX: R$ 178.590
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