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Manutenção

Dificuldade para acionar o motor pode ser deficiência das velas de ignição

27 de Abril de 2024 às 23:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Para não sofrer com esse tipo de situação, basta seguir o plano de revisões e de manutenção preventiva recomendado no manual do proprietário
Para não sofrer com esse tipo de situação, basta seguir o plano de revisões e de manutenção preventiva recomendado no manual do proprietário (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Motor com dificuldade de pegar em qualquer hora do dia? Procure um profissional capacitado para fazer uma checagem cuidadosa, única forma de descobrir a real origem do problema, afinal, são muitas variantes que podem levar a uma dificuldade de acionamento do motor. Uma situação muito comum tem origem no descuido com a manutenção preventiva das velas de ignição, que são as responsáveis por gerar a faísca elétrica que provoca a queima da mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão. Importante lembrar que, quando as velas falham, o efeito direto é o aumento do consumo de combustível, mas, depois, essa falha começa a prejudicar outros componentes.

Numa consulta a Cesar Alves, da Sady Retífica de Motores, esse é um caso bem simples de evitar, mas que muita gente acaba sofrendo porque não seguiu o que é recomendado pelas fabricantes. “A dificuldade de acionar o motor só acontece quando há algum problema no sistema de ignição, o que pode ser provocado por diferentes fatores. Mas, por nossa experiência dentro da oficina, é muito comum isso acontecer simplesmente porque as velas de ignição estão velhas, já ultrapassaram o tempo de substituição e perderam a eficiência”.

Na prática, isso significa que o proprietário do veículo que não respeita os prazos básicos de manutenção preventiva e segue utilizando o motor, sem ficar atento ao prazo de validade previsto, acaba criando problemas para o motor, pois as velas são componentes que se desgastam naturalmente com o tempo de uso.

Para não sofrer com esse tipo de situação, basta seguir o plano de revisões e de manutenção preventiva recomendado no manual do proprietário. Caso o automóvel seja mais antigo, é só conferir as recomendações das fabricantes sobre o tempo médio de vida útil do componente. No caso das velas de ignição, o ideal é fazer a revisão pelo menos a cada 20 mil quilômetros. Mas é preciso ficar atento também ao tipo de uso do veículo, como destaca Cesar, da Sady: “O fator condições de uso de um carro é outro ponto que precisa ser lembrado, porque o desgaste de componentes de um modelo que anda mais em área urbana vai ser diferente de outro mais utilizado em áreas rurais”.

Ao fazer manutenção preventiva e constatar que chegou a hora de substituir as velas de ignição, tome outros cuidados: evite utilizar produtos sem procedência e peça para o mecânico substituir também os cabos de velas e revisar as bobinas de ignição.

Outras informações: www.sady.com.br