Buscar no Cruzeiro

Buscar

BENÊ GOMES

Corolla Cross XRX Hybrid agrada pelos diferenciais de um modelo híbrido

O Corolla Cross está prestes a receber a nova linha 2025, que deve chegar às lojas da marca em maio

13 de Abril de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Cross XRX traz refinados recursos de assistência à condução, como alerta de colisão frontal e controlador de velocidade adaptativo
O Cross XRX traz refinados recursos de assistência à condução, como alerta de colisão frontal e controlador de velocidade adaptativo (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Como aconteceu em 2023, neste ano, os modelos híbridos da Toyota, o sedã Corolla e o SUV Corolla Cross, foram confirmados como os automóveis mais econômicos do país, segundo apuração do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso porque, os dois modelos são equipados com o sistema de propulsão híbrido flex da Toyota, formado por um motor a combustão 1.8 flex de quatro cilindros e outros dois elétricos, mais a transmissão automática do tipo CVT. Uma receita que é motivo de orgulho para a Toyota, a primeira fabricante de automóveis a disponibilizar a tecnologia híbrida flex no mundo.

Antes de tudo, vale lembrar que, no caso dos modelos híbridos da Toyota, a eficiência energética e a capacidade de reduzir as emissões de carbono são potencializadas exatamente por essa característica: como o motor a combustão é flex, pode funcionar só com etanol, um combustível de origem vegetal e que não produz em sua queima gases nocivos como o monóxido de carbono.

É isso que permite que o SUV Corolla Cross consiga ser o segundo modelo mais econômico do Brasil, atrás apenas do sedã Corolla híbrido, que é da mesma família. Mas há outros pontos favoráveis do sistema de propulsão híbrido flex, como o uso de dois motores elétricos. Isso garante números positivos de consumo durante o urbano, quando o SUV híbrido exige pouca atuação do motor a combustão.

Economia para o bolso

Pelos números oficiais do Inmetro, ele alcança médias de quase 18 km/l na cidade quando abastecido só com gasolina. Mas o legal mesmo é que, se você ficar mais atento à condução eficiente, consegue melhorar esse número sem muita dificuldade.

Para ajudar nessa tarefa, o Corolla Cross traz informações instantâneas de desempenho e as médias alcançadas durante a condução, o que permite que o motorista vá aprimorando a forma de dirigir com foco na economia.

Depois, conta também com recurso de regeneração de energia pelo sistema de freios; e outro ponto positivo dessa tecnologia híbrida flex adotada pela Toyota: não é do tipo plug-in, ou seja, não é preciso se preocupar com recarga da bateria, tarefa executada pelo motor a combustão.

Novo visual

O Corolla Cross está prestes a receber a nova linha 2025 que deve chegar às lojas da marca no próximo mês de maio , e com uma merecida atualização visual e de conteúdo. Mas isso não significa que a linha atual vá perder seu brilho ou valorização no mercado, pois segue com desenho bem atual e com suas boas características, como espaço generoso para família, bom porta-malas de 440 litros, bastante conectividade no multimídia com tela de nove polegadas, ar-condicionado digital com saídas traseiras, teto solar com comando elétrico, entre outros.

Segue agradando bastante na dirigibilidade, tem conjunto de suspensão bem acertado, tanto para o conforto como para segurança em alta velocidade. Mas, no caso dessa versão híbrida, tem o adicional do conforto acústico, em especial, na cidade, quando, como comentei, utiliza bastante a propulsão elétrica.

Segurança no trânsito

No quesito segurança, oferece seis airbags e os refinados recursos de assistência à condução, como controlador de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência que reconhece pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa que corrige o volante, assistente de ponto cego, para citar os principais.

Esses itens estão presentes no pacote Toyota Safety Sense, que é de série em todas as versões do Corolla Cross. Diante da atual discussão no Brasil sobre qual será o melhor sistema de propulsão para os nossos automóveis, situação gerada pela chegada de modelos 100% elétricos mais acessíveis, a Toyota mostra que seus carros híbridos flex, como o Corolla Cross, seguem como opção eficiente e segura dentro da realidade do mercado brasileiro.

Sem esquecer também que prestigia a tecnologia flex desenvolvida no Brasil, amarrando um conjunto; entrega eficiência energética e redução de emissões, características que pesam bastante na decisão de compra de um modelo eletrificado.

Preço Corolla Cross

XRX Hybrid: R$ 210.990,00

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos