Buscar no Cruzeiro

Buscar

BENÊ GOMES

ZF fortalece economia circular com embreagens remanufaturadas

06 de Abril de 2024 às 23:08
Cruzeiro do Sul [email protected]
Para um componente ser classificado como remanufaturado, o processo precisa ser feito pela empresa que o produz
Para um componente ser classificado como remanufaturado, o processo precisa ser feito pela empresa que o produz (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Reconhecida como uma empresa de soluções e tecnologias para a mobilidade, a ZF também possui em seu portfólio produtos remanufaturados. No Brasil, destaca-se com seu processo de remanufatura de embreagens SACHS para veículos comerciais, realizado em sua unidade de Araraquara (SP). Fazendo um resumo rápido, essa solução traz benefícios como a redução de consumo de energia elétrica e de água na produção, diminui em até 90% o uso de matérias-primas e, por consequência, gera menos resíduos. Ou seja, fecha um pacote que colabora diretamente com as metas de sustentabilidade da empresa.

Interessante também é observar do ponto de vista da estratégia de negócio. Com a remanufatura de embreagens, a ZF ampliou seu campo de atuação ao passar a oferecer produtos com alto custo-benefício para o mercado de reposição na América do Sul e, em especial, para frotistas, oficinas e o segmento de transporte urbano, esse, um mercado reconhecidamente crescente.

Importante também é entender que, para que um componente seja classificado como remanufaturado, o processo de remanufatura precisa ser realizado pela própria empresa que produz o componente novo (conforme a norma ABNT 15296). Isso porque, é necessário que sejam aplicados os mesmos procedimentos utilizados na manufatura de um componente novo, com as mesmas especificações técnicas, algo crucial para o perfeito funcionamento dos sistemas eletrônicos dos veículos atuais. Não por acaso, mesmo se tratando de um produto com vida útil menor, uma embreagem remanufaturada pela ZF possui garantia igual a de uma completamente nova. Como destaca Fabrício Spadine, gerente sênior de vendas da ZF Aftermarket: “O setor automotivo tem ampliado seus conhecimentos sobre as vantagens operacionais, financeiras e ambientais dos produtos remanufaturados. Com isso, as embreagens remanufaturadas vão seguir ganhando espaço”.

Economia circular e logística reversa

Comprometida, globalmente, com a sustentabilidade, hoje a ZF realiza a remanufatura de mais de 250 produtos em 15 países diferentes, colocando em prática uma ação de muito valor nos dias de hoje: a movimentação da economia circular. Isso porque, a remanufatura industrial pode recuperar produtos que deixaram de ser funcionais e deixá-los na mesma condição de quando eram novos. Aliás, um diferencial das peças novas ZF é que todas são concebidas com foco no processo de remanufatura no futuro.

Importante também é que todo o processo de remanufatura ocorre por meio da logística reversa, a partir de insumos recebidos de fornecedores, de modo que os materiais que não podem ser recuperados têm destinação correta, contribuindo com a preservação do meio ambiente. “As embreagens remanufaturadas trazem diversos benefícios para os clientes, desde a qualidade até a garantia e competitividade de preço; mas são uma ação efetiva do nosso compromisso com a sustentabilidade”, reforça Spadine.