Buscar no Cruzeiro

Buscar

BENÊ GOMES

Kardian chega como nova referência Renault

SUV é equipado com inédito motor 1.0 turbo de 125 cavalos

23 de Março de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
O desenho geral é robusto e a frente é um pouco alta para afirmar a proposta SUV
O desenho geral é robusto e a frente é um pouco alta para afirmar a proposta SUV (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Em 2023 a Renault do Brasil prometeu uma virada em nosso mercado, com modelos mais modernos, mais tecnológicos e seguros. O primeiro deles foi o Megane E-Tech, um 100% elétrico e ainda importado. Mas agora, acaba de lançar o primeiro desta nova fase e totalmente produzido no Brasil, o SUV compacto Kardian. Feito sobre uma nova plataforma, é o primeiro a trazer a nova identidade da marca com o novo logo estampado na dianteira.

Os faróis são montados em dois módulos, com DRL e piscas na parte superior, e os faróis principais full led embaixo, no meio do para-choque. O desenho geral é robusto e a frente é um pouco alta pra afirmar a proposta SUV, com direito a para-choques volumosos e para-lamas largos. Na traseira, traz lanternas em formato C invertido, também com iluminação de led, e as rodas podem ser de 16 ou 17 polegadas. É equipado com as tradicionais barras de teto, mas o legal é que nele elas são funcionais. Podem ser posicionadas na transversal e suportam até 80 kg. Tem um bom entre-eixos, de 2,60m, o que libera espaço confortável para os passageiros no banco traseiro.

Observando o interior, confirma o compromisso da Renault com um novo padrão de acabamento, traduzido por peças bem-desenhadas, superfícies macias no painel e nas portas, bancos com desenho moderno revestidos com couro e tecido, uma faixa em black piano que atravessa todo o painel frontal, entre outros. Chama a atenção ainda por detalhes como o console central alto, onde estão o botão de freio de estacionamento eletrônico e a alavanca de câmbio e-shifter, que é pequena, como um joystick. E também pelo sistema Ambient Lighting, que oferece oito opções de iluminação ambiente.

O painel de instrumentos é um pouco modesto, mede sete polegadas, mas é digital e configurável. Já o sistema multimídia tem tela de oito polegadas no estilo flutuante e oferece alta dose de conectividade para o usuário, compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio, quatro entradas USB — duas dianteiras e duas traseiras — e carregador de celular por indução.

Mais destaques? O Kardian tem importantes os recursos de segurança, com a oferta de seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa como itens de série desde a primeira versão. E nas versões superiores vai além, pois conta com recursos de assistência à condução, como alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, e o ACC — controle de cruzeiro adaptativo — ou ainda o sistema de câmeras 360 graus.

Para amarrar bem esse pacote de novidades em um modelo Renault no Brasil, o Kardian estreia aqui o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que gera 125 cavalos de potência e 22,4 Kgfm torque. Junto com ele, uma moderna transmissão automática de dupla embreagem de seis velocidades e banhada a óleo. O resultado é um carro que acelera fácil e responde rápido em qualquer situação. A transmissão faz trocas ágeis, facilita muito a entrega do bom torque em baixas rotações e joga a favor da economia de combustível e da redução de emissões. Oferece três modos de condução: Eco, Sport e Mysense. Pelos números oficiais do Inmetro, faz médias de 13,1 Km/l na cidade, e 13,9 Km/l na estrada com gasolina no tanque.

O Kardain já está nas concessionárias da marca de todo País e conta com três versões: Evolution, Techno e Première Edition. Todas são turbinadas, têm o mesmo visual bem resolvido e bom conteúdo de conforto e segurança. Ou seja, chega com potencial para agradar bastante quem está de olho em um modelo dessa categoria.

Preços Renault Kardian

Evolution: R$ 112.790
Techno: R$ 122.990
Première edition: R$ 132.790

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos