Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motor

Titano, a primeira picape média da Fiat

Expectativa do mercado é grande, já que a marca só investia no segmento das compactas e média-compactas

17 de Março de 2024 às 00:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
Por dentro, os mais atentos vão logo notar muitos itens de modelos Peugeot
Por dentro, os mais atentos vão logo notar muitos itens de modelos Peugeot (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com ampla tradição em picapes em nosso mercado, mas no segmento das compactas e média-compactas, com os modelos Strada e Toro, a Fiat se lança agora no disputado mercado das picapes médias. Esse é um território que a marca nunca havia se aventurado. Por isso, a expectativa é grande. Para começar a nadar nessa praia, a Fiat aproveitou o benefício de ser uma das marcas do Grupo Stellantis e partiu de um projeto pronto, o Peugeot Landtrek, picape produzida no Uruguai pela marca francesa e que também faz parte do grupo.

Para isso, fez várias alterações para cravar o logotipo Fiat na picape, com direito a novas suspensões, coxins de cabine, rodas, bancos e calibrações específicas para garantir mais conforto sem comprometer a capacidade off-road. A Titano chega com três versões na linha: a mais simples direcionada ao trabalho, Endurance, e duas com proposta mais refinada, Volcano e Ranch.

No visual frontal, tem grade exclusiva e que antecipa a nova linguagem visual da marca, mais assinatura DRL led. Na lateral, tem bonitas rodas de 18 polegadas, estribo, maçanetas e retrovisores cromados. A Titano tem 5,33 m de comprimento, 2,21 m de largura, 1,89 de altura e entre-eixos de 3,18 m. Entrega boa capacidade de carga, com 1.020 Kg, e força de reboque de 3.500 Kg em carretas com freio. Já para os desafios off-road, também entrega bons números, com 29º de ângulo de entrada, 27º de saída, e altura mínima do solo de 23,5 cm.

Por dentro, os mais atentos vão logo notar muitos itens de modelos Peugeot, como a linha de botões no painel central, mas tudo com cuidado no acabamento e desenho geral bonito das peças. O painel de instrumentos é analógico, traz apenas uma pequena tela digital colorida de 4,2 polegadas no centro para informações do computador de bordo. O volante é multifuncional e tem acabamento em couro, o sistema multimídia entrega boa conectividade numa tela de 10 polegadas, com Apple Carplay e Android Auto, e navegador próprio. Os bancos são revestidos em couro, os dianteiros possuem ajuste elétrico. Legal, é que os bancos traseiros são modulares e podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até 100kg atrás da segunda fileira. Para ajudar nas manobras, oferece a câmera 360º off-road e que é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados para auxiliar o motorista nas manobras.

Em termos de segurança, oferece um bom pacote de recursos, com seis airbags, alerta de saída de faixa, assistentes de partida em rampa e de descida, detector de pressão de pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade, entre outros. Sob o capô, todas as versões contam com o mesmo motor, o 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência, com câmbio e torque distintos. Na versão Endurance, é equipada com câmbio manual de 6 marchas e o torque é um pouco menor, 37,7 Kgfm. Nas versões superiores, Volcano e Ranch, a transmissão é automática também de seis velocidades e o torque é maior, de 40,8 Kgfm. E todas as versões contam com tração 4X4 e reduzida.

Modelo escolhido para a estreia da Fiat no disputado segmento das picapes médias, a Titano recebeu ainda preços convidativos quando comparados com os dos principais concorrentes, o que a coloca em condições normais, não considerado promoções pontuais ou vendas diretas, por exemplo como a mais barata do seu segmento. Agora é ver se o comprador de picape média no Brasil vai confiar na Titano, assim como confia nas tradicionais Toyota Hilux, Ford Ranger ou Chevrolet S10.

Preços Fiat Titano

Endurance: R$ 219.990,00
Volcano: R$ 239.990,00
Ranch: R$ 259.990,00

Galeria

Confira a galeria de fotos