Benê Gomes
Ford E-Transit terá uma versão chassi cabine no Brasil
A Ford Pro iniciou as operações oficiais no País em 2021, com a Transit Minibus
A Ford Pro divisão de veículos comerciais da marca confirmou o início das vendas da linha E-Transit no Brasil. Depois do modelo furgão, que desde 2022 vem sendo testado em um programa piloto com frotistas, agora a Ford confirmou também o lançamento de uma inédita versão da sua van 100% elétrica.
Trata-se da E-Transit chassi cabine, que será a primeira do mercado brasileiro no segmento de até 5 t. A Ford Pro iniciou as operações oficiais no País em 2021, com a Transit Minibus, seguida da Transit Furgão e, no ano passado, trouxe mais três novos produtos: a Transit automática, a Transit Chassi e a nova geração da Ranger, com as versões XL e XLS.
Segundo os executivos da Ford Pro, no curto prazo, a E-Transit tem como potenciais clientes empresas e grandes frotistas focados em investir em operações mais sustentáveis, com menor emissão de CO2 e menor custo operacional.
Nos próximos anos, com o incremento da adoção de veículos elétricos, ela deve atender também empresas menores atraídas pelos benefícios operacionais da eletrificação.
A E-Transit já vendeu mais de 40 mil unidades na Europa e nos Estados Unidos, onde é líder do segmento. Na América do Sul, mais de dez empresas participaram do programa de testes do veículo, com clientes do Brasil, Argentina e Chile, principalmente do setor logístico e de e-commerce, com frotas médias e grandes, que rodaram com 11 vans elétricas por mais de 60 mil km em condições reais de operação.
A Ford E-Transit, furgão e chassi, é equipada com motor elétrico de 198 kW, ou 269 cv, e torque de 43,8 Kgfm. Tem autonomia de 317 km pelo ciclo europeu (WLTP), e a bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, ou em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2.
A E-Transit merece destaque ainda por oferecer tecnologias de assistência à condução, como o sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°.
A E-Transit Chassi tem versões com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 kg.
Tanto a furgão como a chassi chegam com preço a partir de R$ 542.000 e condições especiais de venda, com garantia de três anos, ou 100 mil km, e cobertura de oito anos ou 160 mil km para a bateria.
Galeria
Confira a galeria de fotos