Benê Gomes
Última a chegar entre as grandes, Chevrolet Silverado começa bem 2024
Modelo ainda tem um bom caminho a trilhar no mercado brasileiro, no qual a concorrência é grande
Quem ficou feliz com a chegada ao Brasil das picapes grandes e potentes que fazem sucesso nos Estados Unidos, sabia que ainda faltava uma das mais importantes desse time. Faltava, porque em dezembro passado, chegou a nova Chevrolet Silverado e em versão única: a High Country.
Grande como suas concorrentes diretas, tem 5,91m de comprimento, 2,6m de largura, 1,94m de altura e um generoso entre-eixos de 3,74m, tem visual bastante imponente, com linhas bem retas, muitos frisos cromados, grade frontal ativa, faróis full led, rodas de 20 polegadas e um estratégico estribo elétrico que se recolhe quando não está sendo utilizado e que pode ser alongado para ajudar no acesso à caçamba.
Garante conforto também na tampa da caçamba, com comando elétrico para abertura e fechamento. O espaço para carga é bom, com 1.781 litros, o maior da sua categoria.
Já a capacidade de carga é pequena, apenas 716 Kg, como acontece com as concorrentes, pois neste segmento o foco é a capacidade de reboque, como já comentei aqui outras vezes.
E, nesse quesito, a Silverado pode se orgulhar, pois consegue puxar 4,1 toneladas, também a maior força do segmento. Ainda falando do visual externo, chama muito atenção com seus esses enormes retrovisores, muito úteis para quem reboca um trailer, mas que fazem o motorista sofrer no trânsito urbano.
Do lado de dentro, tem espaço generosíssimo, acabamento padrão carro de alto luxo, com direito a couro e madeira, teto solar, som premium e, detalhe, muita tecnologia.
A lista é grande, mas vamos aos destaques: painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, retrovisor interno digital que reproduz imagens da câmera traseira se você quiser -- central multimídia de 13,4 polegadas com sistema Google Built In.
Trocando em miúdos, dá para conectar sua conta pessoal do Google e usar os aplicativos de preferência sem precisar parear o smartphone.
Como chega completa, já é equipada com a preparação off-road -- opcional nos Estados Unidos -- e que reúne pneus de uso misto, amortecedores da marca Rancho, proteção extra sob o assoalho para motor e transmissão, assistente eletrônico para declives e uma tela no computador de bordo com informações do ângulo de esterçamento do volante e da inclinação horizontal e vertical da carroceria.
O pacote de segurança é refinado também, com seis airbags e pacote ADAS, com os recursos de apoio à condução bem conhecidos. Um diferencial curioso é o alerta vibratório no assento do banco do motorista, que funciona quando o assistente de saída de faixa ou o sensor de estacionamento entram em ação.
Agora, outro ponto muito forte da Silverado, claro, é o motor V8 5.3 movido a gasolina de 360 cv e 53 kgfm, acompanhado do câmbio automático de 10 velocidades e com opção de trocas manuais por aletas atrás do volante.
Tem tração 4x2 traseira, 4x4 e 4x4 reduzida, mais três modos de condução: off-road, normal e esporte. Agora, em questão de força, a Silverado não é mais potente entre as rivais, mas compensa com muito refinamento no motor.
Melhor exemplo é o sistema dinâmico de gerenciamento de combustível, que administra o funcionamento dos oito cilindros e ativa automaticamente a quantidade de acordo com cada situação.
Isso significa que os oito cilindros só entram em ação quando realmente a situação exige o uso de toda a força do motor. Segundo a GM, enquanto as concorrentes contam com até dois padrões de gerenciamento, a Silverado tem 17 combinações. Tudo pra garantir consumo baixo de silêncio a bordo.
Como suas vendas começaram efetivamente em dezembro passado, a Silverado ainda tem um bom caminho a trilhar em nosso mercado. Mas já mostrou seu potencial no primeiro mês de 2024, com vendas acima de RAM 1500 e Ford F-150, rivais diretas do segmento.
Mesmo menos potente, parece que a capacidade de reboque maior, a boa entrega de equipamentos de série e o visual que empolga até os fãs das outras marcas, estão fazendo a diferença.
Preço Chevrolet Silverado High Country: R$ 529.900,00
Galeria
Confira a galeria de fotos