Benê Gomes
Fiat Scudo é bom exemplo da evolução dos furgões comerciais
Importante destacar no Scudo é o bom nível de consumo, que tem a ajuda do sistema Start-Stop
Você já acompanhou comigo o quanto o segmento de entregas urbanas ampliou as opções de furgões no mercado nacional. Um dos bons representantes desse segmento, e que passou por muita evolução, é o Fiat Scudo -- na verdade, uma cópia assumida dos modelos Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Hoje, as três marcas pertencem ao grupo Stellantis, condição que permite explorar esse bom produto junto aos fãs de cada marca.
O Fiat Scudo tem três versões: um 100% elétrico, o e-Scudo; a Multi, equipada com vidros laterais e traseiros; e a Cargo, que ilustra essa avaliação, um furgão tradicional com compartimento de carga fechado. As versões Multi e Cargo utilizam motor 1.5 turbodiesel de 120 cavalos e torque de 30,6 kgfm, acompanhado do câmbio manual de seis velocidades, com tração é 4x2 dianteira.
Andei o tempo todo com o furgão vazio, então, o resultado foi positivo, com muita agilidade. Claro que, quando carregado com os 1.500 Kg que suporta levar, a situação será diferente no aspecto agilidade, mas certamente vai responder dentro da proposta de um veículo comercial.
Importante destacar no Scudo é o bom nível de consumo, que tem a ajuda do sistema Start-Stop, que desliga e liga o motor automaticamente em paradas no trânsito. Os números oficiais registram médias de 12,4 Km/l na cidade e 11,9 Km/l na estrada, mas é possível superar isso com certa facilidade e garantir os mais de 800 Km de autonomia prometidos pela marca.
E, como já notei em outros modelos do segmento, no Scudo é elogiável também na condição para o motorista, que encontra posição agradável, tem a alavanca do câmbio bem próxima da mão, e direção leve, apesar de ainda utilizar assistência eletro-hidráulica. Um cenário que lembra muito -- guardadas as proporções -- as condições encontradas em um carro de passeio. Ou seja, pensando no profissional que passa o dia trabalhando ao volante de um Scudo, dá pra contar que vai fechar a jornada sem reclamar de muito cansaço.
O banco do passageiro é inteiriço, leva mais duas pessoas, mas com certo aperto para o passageiro do meio. Como pede um modelo desses, tem vários nichos e porta-objetos na cabine, inclusive bons espaços embaixo do banco do passageiro e que comportam pequenas mochilas.
Em relação aos equipamentos, o Scudo traz itens importantes, como controlador de velocidade, ar-condicionado, comandos elétricos para travas das portas, retrovisores e vidros. Não tem tela multimídia, mas traz um bom rádio com entrada USB e conexão bluetooth. No item segurança, é equipado com controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e os obrigatórios airbags para motorista e passageiro.
Nesta linha 2024, recebeu pequenas novidades, como uma nova cor, a preto carbon, novos tons para o acabamento interno e um pequeno aumento na altura - quatro centímetros -- o que o deixou com altura total de 1 metro e 97 centímetros. Algo que não comprometeu um ponto forte indiscutível do Scudo: a capacidade de entrar em garagens mais apertadas, como as de prédios residenciais ou shoppings.
Entrando nesse mérito, oferece bastante versatilidade para quem encara o trabalho, com porta lateral corrediça e com abertura que permite entrar com os braços (garfos) de uma empilhadeira para depositar um palete de carga. Facilita o trabalho também com as portas traseiras bipartidas e com abertura de 180 graus. Já o compartimento de carga pode receber volumes com até 2,80 metros de comprimento e tem 6,1 metros cúbicos.
O que segue igual é o valor maior em relação às versões de Peugeot e Citroen, um detalhe que pode pesar decisão, mesmo para quem ainda se sente inseguro com as marcas francesas. Situação que não deveria atrapalhar, afinal, são todas no mesmo grupo.
Preço Fiat Scudo
Cargo 1.5 TD: R$ 207.990,00
Multi 1.5 TD: R$ 213.990
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