Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Strada Ultra 1.0 turbo é opção para quem gosta de picape compacta no asfalto

A Ultra carrega o mesmo visual encorpado na dianteira da linha 2024 da Strada, com destaque para o novo desenho de grade

27 de Janeiro de 2024 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A versão Ultra tem visual encorpado na dianteira, com destaque para o novo desenho de grade, para-choque e novos faróis de neblina com LED
A versão Ultra tem visual encorpado na dianteira, com destaque para o novo desenho de grade, para-choque e novos faróis de neblina com LED (Crédito: Divulgação)

Você já acompanhou como a Fiat Strada deu mais um salto de evolução em 2023, quando passou a oferecer duas versões com motor turbo, a Ranch e a Ultra -- essa segunda, inédita e criada para explorar a característica de carro de passeio, algo que a picapinha já oferecia, mas que foi reforçado com a nova versão.

A Ultra carrega o mesmo visual encorpado na dianteira da linha 2024 da Strada, com destaque para o novo desenho de grade, para-choque e novos faróis de neblina com LED. Mas na versão Ultra, o para-choque é preto no centro, tem friso vermelho na base da grade que também carrega o logo Fiat, e tom cinza no skid plate -- uma proteção na base do para-choque -- e também nas molduras das luzes de neblina. Na versão Ranch, exatamente igual em visual e conteúdo, todos esses detalhes são cromados. As rodas são de liga leve aro 16, conta com estribo lateral e os retrovisores também têm acabamento preto.

Internamente, ganhou alguns mimos de conforto e conectividade - Divulgação
Internamente, ganhou alguns mimos de conforto e conectividade (crédito: Divulgação)

Relembrando, a Fiat Strada não ganhou nova plataforma em sua última renovação, então, em questão de espaço, nada mudou. Ponto positivo é o fato de oferecer cabine dupla de verdade, com quatro portas. No entanto, não consegue levar dois adultos com o mesmo conforto que um hatch ou sedã compactos oferecem. O entre-eixos de 2,73 metros é bom, mas como se trata de uma picape, a caçamba reduz o espaço interno. Ou seja, como era antes, dá pra encarar trajetos curtos sentado atrás, ainda assim, para quem não é muito alto. No entanto, faz bonito com seus 844 litros de espaço na caçamba e a boa capacidade de carga, de 650 Kg.

Na frente, a situação é boa, e realmente ganhou mais mimos de carro de passeio com bancos confortáveis que apoiam bem, e algumas novidades da linha, como ar-condicionado digital, item muito bem-vindo nela, mais o novo volante com boa empunhadura. Só faltou o ajuste de profundidade. É bem servida no quesito conectividade, tem central multimídia com tela de 7” e oferece espelhamento para Android Auto e Apple Carplay sem fio, mais um providencial carregador de celular por indução e câmera de ré, item bem interessante em uma picape, mesmo compacta.

Um cenário bem desenhado para garantir condição bastante agradável para tirar proveito da grande novidade da linha 2024, o motor 1.0 turbo flex de 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, acompanhado do câmbio automático CVT que simula trocas de sete marchas. Com esse conjunto, a Strada Ultra tem aceleração mais tranquila, embala com progressividade, o que cai bem dentro da sua proposta. O trabalho de motor e câmbio foi bem calibrado pra facilitar o desempenho em baixas rotações, com respostas fortes nas retomadas. E como se trata da versão que busca entregar características de carro de passeio, também traz o botão vermelho no volante para acionar o modo Sport o mesmo dos modelos Fastback e Pulse e que altera respostas de motor e câmbio pra oferecer mais agilidade.

A Strada comporta 844 litros na caçamba e tem capacidade para 650 kg de carga - Divulgação
A Strada comporta 844 litros na caçamba e tem capacidade para 650 kg de carga (crédito: Divulgação)

Vale ainda o destaque para o reforço na suspensão da Strada, que recebeu novas molas e amortecedores, o que garantiu maior rigidez para carroceria. Assim, na média, a Strada Ultra tem comportamento bastante confortável, exceto pelo nível de ruído interno, que ainda não é dos melhores, mas é o que cabe a um carro desse porte e proposta.

Em relação aos itens que garantem a segurança, conta com quatro airbags e os controles eletrônicos de tração e estabilidade. A Fiat Strada Ultra foi um bom reforço da linha dessa tradicional picape compacta e, certamente, deu sua contribuição para o volume de vendas em 2023, quando, mais uma vez, terminou como o veículo mais vendido do Brasil. Segundo dados da Fenabrave Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores foram comercializadas 120.600 unidades da Strada no mercado brasileiro. E, se a comparação for com a sua principal concorrente e vice-líder de vendas do segmento, a VW Saveiro, o cenário é de causar inveja. A Saveiro fechou o ano com 46.600 unidades vendidas, número quase três vezes menor.

Fiat Strada Ultra CD 1.0 turbo 200 flex CVT: R$ 135.990,00

Galeria

Confira a galeria de fotos