Benê Gomes
Um SUV compacto de sete lugares
Citroën inova com o C3 Aircross, que usa a plataforma do hatch, mas com entre-eixos "esticado"
A Citroën finalmente mostrou todos os detalhes do seu novo SUV Aircross, que chega como o primeiro SUV compacto com espaço para sete pessoas. Construído sobre a mesma plataforma do hatchback C3, tem desenho geral bem robusto, com frente alta, para-choque e grade dianteira exclusivos. O conjunto de faróis é o mesmo do C3, dividido em dois blocos, com o DRL mais estreito na parte superior.
O Aircross é elegante e chama bastante a atenção por fora com o desenho quadradinho da carroceria, com a parte traseira bem vertical e com lanternas “musculosas” unidas por uma barra. Para criar um compacto com sete lugares, a Citroën deu uma esticada no entre-eixos da plataforma do C3, que chegou a 2,67 metros (o C3 hatchback tem 2,54 metros), abrindo espaço para encaixar duas poltronas no lugar do porta-malas. E, como todos os modelos maiores que oferecem dois lugares adicionais, o espaço para sentar é bem limitado, ou seja, mais indicado para crianças e em trajetos curtos.
Agora, o legal é que esses bancos podem ser retirados, basta soltar, rebater o encosto e soltar uma trava. A operação é rápida, inclusive na hora de colocar de volta, ajudado ainda pelo peso do banco, um pouco mais de 8 Kg. Em compensação, se o espaço para passageiros fica limitado com os bancos adicionais, sem eles a situação é muito positiva, porque o porta-malas do Aircross fica com 593 litros de capacidade. Para quem precisar de mais espaço ainda, quase dá para transformar a parte interna em um compartimento de furgão com o rebatimento de todos os bancos e garantir 1.080 litros.
Em relação ao acabamento, o novo Aircross destoa um pouco da imponência e do requinte externo. O desenho é praticamente o mesmo do C3 hatch e todo o acabamento, todo mesmo, é de plástico, o que traz um ar de simplicidade. Mas tem algumas texturas e cores exclusivas. O sistema multimídia é o mesmo da linha C3, com tela de 10,5 polegadas, com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O painel de instrumentos é digital configurável de 7 polegadas nas versões Feel Pack e Shine, as mais equipadas.
Mas, dentro, empolga mesmo é com o ótimo espaço para os passageiros, ainda mais na versão de cinco lugares, que oferece muita folga para pernas e cabeça de quem viaja no banco traseiro. Esse é um ponto muito forte do Aircross. Já para acelerar, outra boa notícia, com a adoção do motor 1.0 turbo flex de 130 cavalos e 20,4 Kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática do tipo CVT e que simula troca de até sete marchas. É o mesmo motor do Fiat Pulse e que já equipa também o Peugeot 208, para dar dois exemplos.
Assim como acontece com os outros carros, o Aircross ficou bem interessante com esse conjunto, embala fácil, retoma velocidade com agilidade agradável e mantém boas médias de consumo de combustível. Certamente vai encantar quem viajar com a família, porque também tem suspensão firme e confortável, mesmo sendo um carro um pouco alto.
No quesito segurança, traz o pacote necessário, mas sem surpresas ou requintes. A versão de entrada, por exemplo, a Feel, tem somente dois airbags. Pouco para um carro projetado para a família e com preço acima dos R$ 100 mil. Os quatro airbags estão disponíveis nas versões Fell Pack e Shine. Mas, desde a Feel, tem controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e luz diurna de LED.
O Citroën C3 Aircross está chegando agora às concessionárias, porém, somente com as versões de cinco lugares. O único SUV compacto com espaço para sete passageiros só vai chegar no início de 2024, provavelmente, no mês de março.
Preço Citroën Aircross
Feel Turbo 200 AT: R$ 109.990 (venda online)
Feel Pack Turbo 200 AT: R$ 119.990
Shine Turbo 200 AT: R$ 129.990
Galeria
Confira a galeria de fotos