Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Rampage Rebel mostra sua força

Primeira RAM produzida fora dos EUA é opção mais atraente frente às picapes médias de entrada

25 de Novembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
No visual externo, a Rampage Rebel se diferencia por detalhes na moldura das caixas de rodas, nos retrovisores externos, no para-choque dianteiro e na grade frontal
No visual externo, a Rampage Rebel se diferencia por detalhes na moldura das caixas de rodas, nos retrovisores externos, no para-choque dianteiro e na grade frontal (Crédito: Divulgação)

Primeira picape RAM produzida fora dos Estados Unidos, a Rampage chegou oficialmente às lojas brasileiras em agosto passado e já mostrou sua força. Mas ainda assim, pode gerar uma certa dúvida quanto ao espaço que vai ocupar no disputado segmento de picapes no Brasil. Para ajudar nessa tarefa, voltei a andar com uma das suas três versões, a Rebel, a aventureira da linha.

A Rampage é fabricada sobre a mesma plataforma da Fiat Toro, tem 5,28 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,78 m de altura. Comparada ao modelo Fiat, é maior no comprimento, com oito centímetros a mais, mas fica bem atrás de uma picape média, como a Toyota Hilux, que é 30 cm mais longa. Já o entre-eixos de 2,99 metros -- o mesmo da Toro -- é bem próximo da Hilux, que tem 3,08 metros. Assim, oferece espaço confortável no banco traseiro.

No visual externo, a Rampage Rebel se diferencia por detalhes em tom escuro na moldura das caixas de rodas, nos retrovisores externos, no para-choque dianteiro e na grade, além dos pneus de uso misto 235/65 e rodas aro 17. Tem boa altura em relação ao solo, 26,4 centímetros, bons ângulos de saída (23,3º) e de rampa (27,9º).

Por dentro, independente da versão, o desenho, a disposição de comandos e dos instrumentos é sempre igual. O que muda é a identidade de cada uma pela personalização dos acabamentos. Na Rebel, predomina o tom escuro e os detalhes em preto brilhante. Em questão de conectividade, traz uma boa tela de 12,3” para o multimídia, seis entradas USB, sendo três do tipo C de carregamento rápido.

O painel de instrumentos é 100% digital e mede 10 polegadas. Ou seja, fica mais claro até aqui, que a Rampage é uma picape com porte e oferta de conteúdo típicos de um bom SUV médio. Mas é uma picape, assim, se a comparação for com SUV, faz bonito na capacidade volumétrica de 980 litros, número muito superior ao encontrado nos porta-malas dos SUVs médios.

Já para carregar peso, a versão com motor a gasolina sai perdendo um pouco, com seus 750 Kg de capacidade. Mas se iguala às picapes médias em sua versão movida a diesel, que leva 1.015 Kg. De qualquer forma, com a Rampage, a RAM não tem a pretensão de oferecer uma picape especificamente para o trabalho pesado, mesmo que tenha capacidade pra isso. O foco é aproveitar as características de um SUV acompanhado de uma boa caçamba.

No caso da versão Rebel, há duas opções de motor: 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e 38,8 Kgfm de torque; e o Hurricane 4 2.0 turbo a gasolina -- mesmo do Jeep Wrangler -- que entrega 272 cavalos de potência e 40,8 Kgfm de torque. Ambos utilizam a transmissão automática de nove velocidades (com opção de trocas manuais pela aleta no volante ou a alavanca do câmbio).

A tração é 4x4, com distribuição de força automática entre os dois eixos e opção de reduzida. A versão utilizada nesta avaliação foi com motor a gasolina, que responde quase como um esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Positivo também é o conjunto de suspensão independente nos dois eixos, o que facilita o trabalho em pisos de terra acidentados, ao mesmo tempo que garante rodar macio no asfalto.

Em relação à segurança, conta com muitos recursos, como os de assistência à condução do pacote ADAS: controle de velocidade adaptativo com stop&go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, detecção de tráfego traseiro cruzado, alerta de saída de faixa com correção do volante, entre outros.

Ao final, fica claro que se trata de uma moderna picape, assim como a Toro, mas um nível acima, em tamanho e tecnologia, além de contar com a imponência característica dos modelos RAM. É uma opção atraente frente às picapes médio-compactas -- como a Fiat Toro -- e as médias nas opções mais baratas (que são mais simples). O resultado pode ser confirmado pelas vendas no primeiro mês cheio de comercialização da Rampage, outubro passado, quando emplacou mais de 2.500 unidades. Desempenho elogiável para um modelo que acabou de chegar -- melhor, aliás, do que o registrado por tradicionais picapes médias vendidas aqui.

Preço RAM Rampage Rebel 2.0 gasolina: R$ 254.790,00

Galeria

Confira a galeria de fotos