Benê Gomes
Mach-E honra a história do Ford Mustang
SUV 100% elétrico garante esportividade, luxo e desempenho condizente com o lendário muscle car
O primeiro modelo 100% elétrico da Ford no Brasil tirou proveito do nome do lendário muscle car norte-americano. Mas, na prática, o Mustang Mach-E traz referências que vão bem além do nome. Ele é grande, tem 4,71 metros de comprimento e quase três metros de entre-eixos. Na traseira, traz uma referência direta, com as lanternas de LED divididas em três blocos, assim como no Mustang Mach 1.
Depois, observado de lado, tem desenho bonito e uma primeira dose tecnológica, com as maçanetas embutidas e acionadas por botões nas quatro portas, mais as belas e grandes rodas aro 20. Olhando bem para o seu capô, que também é bem longo como o do Mustang, até dá pra imaginar um V8 escondido ali. No entanto, no local onde seria o cofre do motor de um modelo a combustão, há apenas um espaço para volumes, com 139 litros de capacidade. Já sua frente, como um autêntico 100% elétrico, é toda blindada e cheia de estilo com faróis mais estreitos e com iluminação de LED.
Por dentro, uma característica forte é o alto padrão de acabamento, como um autêntico modelo de luxo, com bom espaço para cinco pessoas e bastante tecnologia. O desenho das peças é bonito, painel central e portas têm materiais macios e com partes em tecido, traz teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras e por aí vai.
Agora, o que realmente rouba atenção na cabine é a tela vertical do sistema multimídia: tem 15,5 polegadas e já é equipada com a última versão sistema Sync, da Ford. Nela, o usuário encontra todos os recursos de conectividade, informações sobre carga de bateria e configurações do carro. E tem um detalhe que também vale observar: por causa da grande tela do multimídia, a tela do painel de instrumentos -- digital e configurável de 10 polegadas -- acaba ficando um tanto modesta. Já o sistema de som também é caprichado, com assinatura Bang & Olufsen, e conta com nove alto-falantes e um subwoofer.
No quesito segurança, outro show, com nove airbags e os assistentes de apoio a condução, como o controlador de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão com frenagem autônoma, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade e os demais conhecidos itens presentes no pacote ADAS.
Bem, mas estamos falando de um SUV que carrega em seu nome um indiscutível símbolo de esportividade. Então, se a expectativa é encontrar desempenho, não há o que reclamar. O Mach-E tem dois motores elétricos que garantem 487 cavalos de potência e 87,7 kgfm de torque instantâneo -- como acontece com todo carro 100% elétrico -- e a tração é integral. O resultado é uma aceleração fora do comum, com capacidade de fazer de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.
A velocidade máxima é limitada a 200 km/h, por questão de segurança e também para não comprometer a autonomia. Aliás, o Mach-E tem autonomia de 541 Km no ciclo WLTP, e de 397 Km pelo ciclo do Inmetro. Como destacou Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul, o Mach-E tem sim uma receita exclusiva, “pois até podem dizer que ele entrega conforto e refinamento encontrado em outros SUVs a combustão, autonomia próxima ou igual a de outros modelos elétricos. Mas só ele tem o desempenho à altura do nome Mustang e tudo o que isso significa”.
Ao final, dá pra dizer que o Mach-E é um belo projeto e que honra a história do Ford Mustang, com real desempenho de esportivo, porém, bem servido com os mais recentes e refinados recursos de segurança e tecnologia. O Mustang Mach-E está disponível em todo o Brasil em versão única, a GT Performance.
Mustang Mach-e GT Performance: R$ 486.000,00
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