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Benê Gomes

Acabou o medo de carro chinês, o mais vendido no Brasil

GWM Haval H6 conquista o mercado brasileiro de propulsão híbrida

11 de Novembro de 2023 às 22:05
Cruzeiro do Sul [email protected]
O GWM Haval H6 é um carro bonito e elegante, com capricho tanto do lado de fora quanto de dentro
O GWM Haval H6 é um carro bonito e elegante, com capricho tanto do lado de fora quanto de dentro (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Lançado em abril deste ano, GWM Haval H6 vem colecionando vitórias nos últimos meses como o modelo híbrido mais vendido no Brasil.

SUV médio, o Haval H6 conta com três versões de acabamento e sempre com propulsão híbrida.

Mas disponibiliza duas opções de propulsão: a HEV -- híbrida normal -- que recarrega a bateria pelo trabalho do motor a combustão e pelas frenagens, e outra do tipo plug-in, PHEV, que pode ser carregada em tomada comum ou em eletropostos.

Primeiro ponto a ser observado, é o tamanho do H6: ele é maior que Jeep Compass e Corolla Cross, os mais vendidos entre os SUVs médios em nosso mercado.

Tem 4,72 metros de comprimento, bom entre-eixos de 2,74 metros e, diferente dos primeiros modelos chineses que chegaram ao Brasil, é um carro bonito e elegante.

É equipado com iluminação full led nos faróis, a traseira tem linhas equilibradas e lanternas de led ligadas por uma faixa iluminada.

Traz bonitas rodas de 19 polegadas com acabamento em preto brilhante e o porta-malas, de 560 litros de capacidade, conta com abertura elétrica do tipo mãos livres (dá para abrir com o movimento dos pés).

Com capricho do lado de fora, mantém o compromisso dentro com acabamentos bem-feitos e muita superfície macia.

Tem duas bonitas telas digitais, uma de 10,25” para os instrumentos e outra de 12,3” do multimídia com navegador próprio, e conta até com o Head Up display, que projeta imagens do painel de instrumentos no para-brisa.

O desenho geral dos elementos da cabine é mais arrojado e limpo, praticamente sem botões, com todos os comandos reunidos no multimídia.

E esse é um detalhe que ainda gera desconforto na hora de fazer, por exemplo, um simples ajuste de temperatura.

Ainda assim, o Haval H6 acaba chamando bastante a atenção com alguns recursos que têm a ver com comodidade e diversão.

Primeiro exemplo é a configuração do comando de voz, que permite escolher sotaque e termos que mais agradam.

Depois, porque dá pra acionar muita coisa apenas com pedidos, como fazer uma ligação, definir o trajeto do navegador, ligar e desligar o ar-condicionado, abrir e fechar o teto solar, entre outros.

A traseira tem linhas equilibradas e lanternas de led ligadas por uma faixa iluminada - DIVULGAÇÃO
A traseira tem linhas equilibradas e lanternas de led ligadas por uma faixa iluminada (crédito: DIVULGAÇÃO)

Indo além, tem o pacote ADAS Nível 2, com todos os avançados recursos de assistência à condução, e ainda o Park Assist, também em nível avançado.

Isso porque, além de reconhecer vagas paralelas, de 45º e 90º, o sistema automático consegue estacionar o carro sozinho de verdade, o motorista não precisa cuidar do freio, nem do acelerador, seja para entrar ou sair da vaga.

Mais um? Tem o recurso Auto Reverse, que registra um trajeto de até 50 metros realizado à frente e, caso o motorista precise voltar e não tenha espaço para contornar, basta habilitar o sistema autônomo que ele assume o comando e realiza a manobra em marcha à ré, repetindo exatamente o mesmo trajeto, até voltar ao ponto inicial.

Conferido o refinamento, tem a questão da aposta da GWM no sistema híbrido como solução de eficiência energética e redução de custo com combustível.

Está aí outro ponto bem resolvido, como na versão híbrida tradicional, utilizada nesta avaliação.

O conjunto conta com um motor 1.5 turbo a gasolina de injeção direta e outro elétrico dianteiro, como um autêntico híbrido.

Mas, no Haval H6, o funcionamento prioriza o modo elétrico e só aciona o motor a combustão quando a carga da bateria está baixa ou nos momentos em que o motorista precisa de alta velocidade, como numa rodovia.

Ainda assim, o motor a combustão atua dividindo o trabalho com o elétrico, nunca funciona sozinho, explorando rotações baixas.

Esse conjunto entrega 243 cavalos de potência e 54 kgfm de torque, força vigorosa e que garante boas respostas para o H6.

E, o melhor, com consumo de combustível padrão carro compacto: 13,8 km/l na cidade, 12 Km/l na estrada, pelos parâmetros do Inmetro.

Como comentei no início, o Haval H6 vem ganhando mercado rápido no Brasil, ainda longe de vender como um Jeep Compass a combustão, mas com números expressivos para um modelo acima dos R$ 200 mil, híbrido e importado da China.

A receita que reúne beleza, tecnologia e eficiência energética -- que não compromete o prazer de dirigir -- se mostrou bem acertada por aqui.

E o sucesso dele confirma também que o brasileiro já não tem tanto receio em comprar um carro chinês.

Preço Haval H6 HEV: R$ 214.000,00

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