Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Chegou o Honda ZR-V, o ‘SUV do Civic’

Em versão única, com motor 2.0 aspirado, ele vem "brigar" com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross

04 de Novembro de 2023 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Feito para quem gosta de curtir uma boa viagem, o ZR-V entrega mais conforto que o HR-V, que, por sua vez, tem vocação mais esportiva
Feito para quem gosta de curtir uma boa viagem, o ZR-V entrega mais conforto que o HR-V, que, por sua vez, tem vocação mais esportiva (Crédito: DIVULGAÇÃO)

 

Considerado o SUV do Civic, já que utiliza a mesma plataforma do sedã, o ZR-V é o reforço da Honda para sua linha de SUVs no Brasil. Pronto para disputar espaço com os modelos Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, os mais vendidos entre os médios, ele é um pouco maior, com 4,57 metros de comprimento. No visual, traz linhas mais redondas, frente um pouco alta com vincos no capô, grade com acabamento preto brilhante, faróis full led e para-choque também carregado de detalhes em preto brilhante na parte inferior.

O desenho lateral é mais limpo, conta com molduras nas caixas de rodas (de liga leve aro 17), e a coluna C tem caimento que lembra, um pouco, uma carroceria cupê. Atrás, tem spoiler traseiro posicionado como um alongamento do teto e as lanternas são grandes com luz de led. O porta-malas é bom, tem 389 litros, mas pode chegar a 1.306 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos. Ponto fraco é a falta de um tampão do porta-malas, substituído por uma espécie de tela preta transparente.

Dentro, tira proveito do bom entre-eixos de 1,65 metros, oferece espaço confortável no banco traseiro, ajudado pelo assoalho plano. Falha, de novo, por se tratar de um modelo mais sofisticado, na falta de saídas de ar-condicionado traseiras. Na frente, o desenho é bonito, traz a grelha do Civic no painel frontal, onde ficam as saídas de ar-condicionado de duas zonas. O acabamento é cuidadoso, as superfícies são macias, portas e painel têm o mesmo revestimento dos bancos, que pode ser em tom claro nas carrocerias azul ou vermelha.

O multimídia traz tela de 9 polegadas e o painel de instrumentos é parcialmente digital - DIVULGAÇÃO
O multimídia traz tela de 9 polegadas e o painel de instrumentos é parcialmente digital (crédito: DIVULGAÇÃO)

O multimídia conta com tela de nove polegadas, e o painel de instrumentos é parcialmente digital (o velocímetro é analógico). Traz teto solar com comando elétrico e um detalhe interessante: o console central é alto e tem desenho projetado para oferecer a mesma condição para motorista e passageiro, que podem acessar duas entradas USB e um porta-objetos.

Como é construído sobre a plataforma do Civic, a própria Honda promete uma condição parecida, inclusive para o motorista, que encontra posição de dirigir bem próxima, sim, exceto pela altura do carro. O ajuste de suspensão é muito bom, utiliza conjunto independente nos dois eixos e isso contribui diretamente para o equilíbrio do SUV.

Além disso, a Honda aplicou vários recursos para filtrar o ruído externo, como o para-brisa antirruído. Com isso, torna o ambiente bem silencioso, condição que só é quebrada quando o giro do motor sobe muito para conseguir entregar respostas mais ágeis. Aliás, esse é outro ponto a ser bem observado e que até gerou expectativa entre os fãs da marca no Brasil, que esperavam ver aqui uma versão motor turbo ou mesmo híbrida do novo SUV.

O acabamento é cuidadoso e o cliente pode optar por revestimento mais claro nos bancos - DIVULGAÇÃO
O acabamento é cuidadoso e o cliente pode optar por revestimento mais claro nos bancos (crédito: DIVULGAÇÃO)

Não foi o que aconteceu, o ZR-V escolhido para o Brasil vem do México e utiliza o motor 2.0 aspirado de 161 cavalos de potência e 19,1 Kgfm de torque, e a transmissão é automática do tipo CVT (que simula trocas de sete marchas). É um motor atualizado, da mesma família do 2.0 turbo já utilizado no Accord e até no esportivo Type-R. O resultado é um carro forte, que anda bem, mas que embala progressivamente, sem respostas muito ágeis. Depois, como tem torque um tanto modesto para o tamanho dele (pesa 1.446 Kg), e que só atinge seu máximo em rotação alta (4.200 rpm), não dá para evitar o motor roncando alto em alguns momentos. Mas, para ser justo, tá dentro da proposta e não vai tirar o sono do motorista, afinal, o compromisso é agradar toda a família e entregar conforto e segurança na estrada.

Para quem quer mais desempenho, a opção é o HR-V, como ouvi de Ariel Mógor, gerente de planejamento de produto da Honda. “O HR- V é compacto e versátil, atende ao público que busca uma experiência próxima da esportividade. O ZR-V entrega mais conforto e tem vocação estradeira, é para quem gosta de curtir uma boa viagem. Então, agora temos dois modelos que se completam em nossa linha”. O ZR-V será vendido no Brasil em versão única, a Touring, e conta com o pacote Honda Sensing e todos os recursos de segurança e de condução semiautônoma. Posicionado acima do HR-V, vai ficar abaixo do CR-V, SUV grande e que chega renovado e com propulsão híbrida no início de 2024.

Preço Honda ZR-V Touring: 214.500

Galeria

Confira a galeria de fotos