Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Fastback Abarth é o novo esportivo da marca que chega por R$ 159.990

Não há dúvida de que o novo modelo foi bem planejado para ser um esportivo mais raiz

28 de Outubro de 2023 às 22:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Fastback ganhou visual provocativo e também vários recursos de um esportivo de  verdade; por fora, mantém a proposta visual que mistura linhas de SUV e cupê
O Fastback ganhou visual provocativo e também vários recursos de um esportivo de verdade; por fora, mantém a proposta visual que mistura linhas de SUV e cupê (Crédito: Divulgação)

Como prometido, a Abarth ganhou mais um modelo no Brasil. O escolhido foi o Fastback, da Fiat, que ganhou visual provocativo e também vários recursos de um esportivo de verdade.

Por fora, mantém a proposta visual que mistura linhas de SUV e cupê e traz o mesmo desenho dianteiro aplicado no Pulse Abarth, que chegou antes.

A grade tem acabamento em preto brilhante com detalhes em vermelho, para-choque com spoiler na base e faróis de neblina verticais.

As rodas de 18 polegadas também têm pintura em preto brilhante e são equipadas com pneus mais largos e de perfil mais baixo (215/45).

O acabamento interno é escuro com detalhes em vermelho - Divulgação
O acabamento interno é escuro com detalhes em vermelho (crédito: Divulgação)

O que ficou interessante foi o acabamento em volta das caixas de rodas, que no Fastback têm molduras de plásticos pretas bem largas.

Nesse Abarth, boa parte dela foi pintada na mesma cor da carroceria, ficando apenas uma faixa estreita e que segue em linha com a base das portas.

Ficou melhor, trouxe mais equilíbrio para a traseira.

No interior da cabine, mais elementos confirmam que se trata de um carro comprometido com a alta performance.

O Fastback é bem servido de conforto e conectividade - Divulgação
O Fastback é bem servido de conforto e conectividade (crédito: Divulgação)

O acabamento geral é escuro e carregado de detalhes em vermelho, tem costuras aparentes e o volante é revestido em couro perfurado.

No painel, recebeu revestimento que imita fibra de carbono e até uma plaquinha, como um distintivo Abarth, no lado do passageiro dianteiro.

É bem servido de conforto e conectividade, com central multimídia com tela de 10,1 polegadas compatível com Apple Carplay e Android Auto sem fio, tem carregador de celular por indução, entradas USB do tipo A e C, ar-condicionado digital, entre outros.

O painel de instrumentos é digital de 7 polegadas configurável, e exibe até informações de pressão do turbo, força G e potência.

Por causa da proposta esportiva, o Fastback Abarth ficou cinco milímetros mais baixo, resultado das alterações na suspensão montada com novos amortecedores e molas, além do conjunto traseiro mais rígido para garantir o equilíbrio do SUV.

Para frear, mantém freio a disco ventilado na dianteira e a tambor refrigerado na traseira, mas redimensionados para frenagem do esportivo.

Para ratificar a assinatura da performance da Abarth, carrega o mesmo conjunto aplicado no Pulse Abarth, com o motor T270 — 1.3 turbo flex — que gera 185 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque.

A transmissão é automática de seis marchas e tem opção de trocas manuais por borboletas no volante ou pela alavanca de câmbio.

Agora, o temperamento do Fast Abarth pode mudar bastante com o modo Poison — “veneno”, em inglês — que é acionado por um botão vermelho no volante e altera configurações de motor, câmbio, da carga da direção e, ainda, reduz a ação dos controles de tração e estabilidade.

Tudo para deixar o SUV ainda mais disposto para andar forte e mais “na mão” do motorista.

O conjunto recebeu acerto específico, como no sistema de exaustão, o que inclui uma saída dupla de escape.

A grade e o para-choque com spoiler impressionam - Divulgação
A grade e o para-choque com spoiler impressionam (crédito: Divulgação)

O resultado, é velocidade máxima de 220 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.

O Fastback Abarth é equipado com o pacote ADAS e os sistemas avançados de assistência à condução, como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e mudança automática do farol alto, para citar alguns exemplos.

Não há dúvida de que o novo modelo foi bem planejado para ser um esportivo mais raiz, mas sem correr o risco de comprometer as reconhecidas características de carro familiar.

Por isso, a marca espera atrair clientes acostumados a observar esportivos de outro segmento, como comentou Herlander Zolla, vicepresidente Fiat e Abarth América do Sul.

“Nessa faixa de preço, os concorrentes apostam mais nos tradicionais sedãs para criar versões esportivas. Então, temos aí mais uma característica positiva e diferenciada para o Fastback Abarth, porque, se a questão é priorizar também a família, ele segue oferecendo muito.”

E o Fastback Abarth chega com mais um atrativo, o preço bem competitivo para um modelo com essa proposta.

O valor é menor até do que a versão topo de linha do Fastback, a Limited.

 

FASTBACK ABARTH: R$ 159.990,00

Galeria

Confira a galeria de fotos