Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

BYD assume fábrica na Bahia e quer provar que eletrificação é boa para o Brasil

14 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O fundador e CEO da empresa, Wang Chuanfu, esteve presente
O fundador e CEO da empresa, Wang Chuanfu, esteve presente (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Greentech Byd, maior fabricante de veículos eletrificados do mundo, oficializou na última segunda-feira (9) a criação de seu novo complexo industrial, em Camaçari, na Bahia. Na prática, a BYD assumiu a estrutura da Ford que foi devolvida ao governo baiano depois de um longo processo de negociação.

O evento contou com a presença do fundador e CEO da empresa, Wang Chuanfu; da vice-presidente executiva e CEO para as Américas, Stella Li; do presidente da BYD Brasil, Tyler Li; do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Juscelino Filho (Comunicações); e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.

Com um investimento de R$ 3 bilhões, o acordo prevê a construção de três unidades da empresa: uma para produzir carros elétricos e híbridos, outra para caminhões e ônibus elétricos, e a terceira dedicada ao processamento de lítio e ferro-fosfato para baterias. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima dos 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.

O hatch Dolphin se tornou um fenômeno de vendas no Brasil - DIVULGAÇÃO
O hatch Dolphin se tornou um fenômeno de vendas no Brasil (crédito: DIVULGAÇÃO)

O projeto contempla também a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador, o qual poderá dar sequência, por exemplo, ao trabalho em andamento para criação de uma solução brasileira para os carros híbridos plug-in da BYD, utilizando a combinação de etanol e energia elétrica.

Segundo a empresa, o hatch Dolphin e o SUV híbrido plug-in Yuan Plus, serão os primeiros a entrar em produção na unidade brasileira, condição que deve permitir preços ainda mais competitivos para os modelos. O Dolphin, vale lembrar, se tornou um fenômeno de vendas por aqui, com mais de 5 mil unidades emplacadas nos primeiros três meses de comercialização, e se tornou o 100% elétrico mais vendido no Brasil.

“O Brasil é um mercado incrivelmente promissor e pode ser um exemplo para o mundo de que a eletrificação não só é possível, como também melhora a vida de todos aqui”, afirmou Wang Chuanfu, CEO e fundador da BYD.

Galeria

Confira a galeria de fotos