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Benê Gomes

Peugeot 2008 Style

Apesar da idade, uma boa opção entre SUVs compactos automáticos

14 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Lançado em 2015, o 2008 já perdeu o ar de atualidade, mas mantém seu charme
Lançado em 2015, o 2008 já perdeu o ar de atualidade, mas mantém seu charme (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

O Peugeot 2008 é um velho conhecido no Brasil e está prestes a ganhar nova geração, que deve chegar por aqui no ano que vem. Enquanto isso não acontece, a marca deu uma levantada no modelo para a linha 2024, com pequenas novidades, com destaque para a versão Style, que tem como atrativo o motor 1.6 THP, turbo flex.

No Brasil, o 2008 tem quatro versões, duas delas turbinadas, a topo de linha Griffe e a Style, que ilustra esta avaliação. A Style tem um visual que mistura aventura e esportividade, com retrovisores, teto e parte da tampa do porta-malas pintados de preto, lente dos faróis escuras -- ainda sem iluminação de led -- grade cromada, rodas de liga aro 16 escurecidas exclusivas e lanternas com iluminação de led também escuras. E como novidade, a única, esta versão agora oferece o teto panorâmico de vidro como item de série (antes era exclusividade da versão Griffe).

SUV compacto vendido no Brasil desde 2015, o 2008 já perdeu o ar de atualidade, mas dá para dizer que mantém seu charme. O desenho da carroceria lembra um modelo tipo perua, o que é legal, mas este SUV sempre teve como ponto fraco o espaço interno bem limitado para quem se senta trás. Como é característica dos carros Peugeot, o acabamento é cuidadoso, mesmo com bastante plástico, como todos. Na cabine, segue a proposta externa com vários detalhes em preto brilhante e o conhecido conjunto i-Cockpit, com volante pequeno e que dever ser posicionado abaixo da linha de visão do painel de instrumentos. Gera estranhamento para quem não experimenta pela primeira vez, mas é bem eficiente, basta entender e se acostumar com a posição de condução.

A versão Style tem visual que mistura aventura e esportividade, com retrovisores e teto pretos, além de lente dos faróis escuras - MATHEUS SIMANOVICIUS
A versão Style tem visual que mistura aventura e esportividade, com retrovisores e teto pretos, além de lente dos faróis escuras (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

O 2008 não falha em conectividade, tem a central multimídia flutuante de 7 polegadas com comandos por toque, conexão com Apple CarPlay e Android Auto (por fio). Ponto fraco, que nos faz lembrar novamente dos anos de estrada sem grandes atualizações, é a modesta oferta de entradas USB: somente duas dianteiras, com uma delas pouco prática, instalada na lateral da tela multimídia, o que te obriga a conviver com o cabo do smartphone pendurado no painel.

A entrega com pacote de segurança é boa, com quatro airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, “piloto automático” limitador de velocidade e câmera de ré. Ainda no quesito familiar, oferece espaço competente no porta-malas, com volume de 402 litros.

Bem, mas se o projeto pede atualização, na versão Style o 2008 merece consideração pelo bom conjunto de motor e câmbio. É equipado com o 1.6 THP, bem conhecido também, fruto de uma antiga parceria entre Peugeot e BMW, e que evoluiu para um turbo flex no Brasil. Rende 173 cavalos de potência e 24,5 Kgfm de torque, acompanhado sempre da transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais apenas na alavanca de câmbio.

O volante pequeno fica posicionado abaixo da linha de visão do painel de instrumentos - MATHEUS SIMANOVICIUS
O volante pequeno fica posicionado abaixo da linha de visão do painel de instrumentos (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Tem dois modos básicos de condução: o Eco para quem busca economia de combustível, e o Sport, que agiliza a entrega de torque e potência. Apesar do tempo de vida, o 2008 tem um conjunto de suspensão bem acertado e, como se espera de modelo com motor turbo, oferece retomadas ágeis e fortes para um SUV compacto. A aceleração não é abrupta quando você pisa fundo no acelerador, a característica dele é arrancar com suavidade, mas é bem agradável. Nesse contexto, não frustra nos números de consumo, com médias de 11,2 Km/l na cidade e 12,9 Km/l na estrada com gasolina no tanque.

O que não é novidade, mas segue com pinta de modernidade, é o Grip Control, recurso que oferece quatro modos: normal, barro, areia ou neve. Por meio de um botão giratório no console central, dá para escolher a melhor opção do sistema, que atua diretamente no controle eletrônico de tração para ajudar em situações de perda de aderência. Guardadas as proporções, funciona quase como uma tração integral quando você encara uma lama, por exemplo. Experimentei na prática e é bem eficiente.

Bem, mas o fato é que o Peugeot 2008 vai ganhar nova geração em 2024, deve receber o mesmo visual já aplicado em versão elétrica, o e-2008, modelo vendido aqui também. Boa notícia é a expectativa da chegada de uma versão híbrida do 2008, além de versões equipadas com o motor 1.0 turbo flex de 130 cavalos da linha Fiat, como já foi feito com o modelo 208. Enquanto isso não acontece, 2008 THP tem mais um ponto forte: entre os SUVs compactos no Brasil, tem preço interessante para um compacto turbo flex com transmissão automática.

Peugeot 2008 Style 1.6 THP AUT: R$ 129.990,00

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