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Benê Gomes

Montana ganha nova versão topo de linha

Modelo RS, que estreia na linha 2024, foca na proposta esportiva

07 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A grade estilo colmeia em preto brilhante, o logo Chevrolet escurecido e rodas de 17 polegadas integram a lista de itens visuais exclusivos da RS
A grade estilo colmeia em preto brilhante, o logo Chevrolet escurecido e rodas de 17 polegadas integram a lista de itens visuais exclusivos da RS (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Depois do movimentado lançamento da Montana, a nova picape Chevrolet já ganhou linha 2024. A novidade é a estreia da versão RS, já disponível em outros modelos da marca, e que carrega vários detalhes visuais com foco na proposta esportiva.

A Montana RS traz de diferente, também, a estratégia da marca para o posicionamento da versão dentro da linha. Ao contrário do que fez com Onix e Tracker, a Montana RS é colocada como opção topo de linha, ou seja, a mais equipada e cara. A explicação para essa atitude veio fácil: desde o lançamento, a versão mais equipada, a Premier, foi também a mais procurada. Condição que deixou clara como a receita desenhada para a Montana, que privilegiou o perfil “carro de passeio confortável e bem equipado”, funcionou.

A lista de itens visuais exclusivos da RS inclui a grade estilo colmeia em preto brilhante com emblema RS, o logo Chevrolet escurecido e rodas de 17 polegadas. Os retrovisores, rack de teto com santantonio integrado são pintados de preto também. Atrás, apenas outro emblema da versão na cor preta. Como na versão Premier, vem com capota marítima, os faróis são full led, contam com regulagem de altura e acendimento automático e os para-choques e maçanetas têm a mesma cor da carroceria.

No interior da cabine, as mudanças também chamam a atenção. Todo o revestimento é escurecido, o que garante o contraste com as costuras vermelhas nos bancos, no painel central, no console, no volante e nas portas. Um cenário de bom gosto e alinhado com os outros bonitos itens já conhecidos da Montana, como tela da central multimídia envolvida na mesma peça que contorna o painel de instrumentos, formando uma moderna área que parece ser de vidro escuro. O sistema multimídia tem pareamento com smartphone sem fio, internet própria e reúne vários comandos do carro.

O interior oferece um cenário de muito bom gosto - DIVULGAÇÃO
O interior oferece um cenário de muito bom gosto (crédito: DIVULGAÇÃO)

O bom pacote de equipamentos de conforto reúne carregador de smartphone por indução e ar-condicionado automático digital. Vale repassar também a oferta de itens de segurança, que é boa desde a primeira versão. Conta com seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade e alerta de ponto cego nos retrovisores externos, monitoramento da pressão dos pneus, para citar alguns. Mas, antes que procure na lista, a Montana RS ainda não tem o pacote ADAS com recursos inteligentes de assistência à condução.

No entanto, como já mostrei na avaliação de lançamento, tem freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e um sistema que monitora o aquecimento das pastilhas de freio. Um recurso muito bem-vindo quando você encara uma descida de serra, por exemplo, situação que pode provocar o superaquecimento das pastilhas de freio. Caso isso ocorra, o sistema aciona automaticamente o movimento das pastilhas para refrigerar os discos.

Para ajudar na proposta “esportiva”, a Montana tem um ponto superpositivo, o motor 1.2 turbo flex de 133 cavalos e 21,4 quilos torque e transmissão automática de seis marchas. Dá até para fazer trocas manuais, característica de modelos esportivos. Mas, no caso da Montana, isso só pode ser feito por um pequeno botão na lateral da alavanca, e que não é nada prático.

O que importa é que a Montana responde rápido quando exigida, tem o vigor do motor turbo que libera força em baixas rotações. A aceleração de 0 a 100 Km/h não é super ágil, é feita em 10,1 segundos, mas é um número bom para o tamanho e a proposta da picape. O consumo de combustível é positivo, com médias oficiais de 11,1 km/l na cidade e 13,3 Km/l na estrada.

Como a Chevrolet prometeu, a Montana anda quase como um SUV e entrega conforto de carro de passeio, é segura e tem bom isolamento interno, fechando uma conta de muito conforto. Ainda assim, tem a caçamba para levar volumes maiores e muita versatilidade, com vários acessórios para que esse espaço seja usado como um bom porta-malas.

Com esse conjunto, a Montana RS, agora na condição de versão mais cara da linha, segue bem interessante e, não há dúvida, entrega diferenciais de exclusividade para quem procura essa condição e, naturalmente, está disposto a pagar por isso.

Preço Chevrolet Montana RS: R$ 151.890

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