Benê Gomes
Três anos depois, Peugeot 208 ganha motor turbinado
É o 1.0 de três cilindros que gera 130 cavalos de potência e 20,4 Kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática do tipo CVT
O novo Peugeot 208, desde que chegou ao Brasil, lá em 2020, sofreu uma crítica pontual: a falta de um motor mais forte e moderno sob o capô. Pois agora, na linha 2024, a marca resolveu essa questão, com três novas versões turbinadas: Allure, Style e Griffe.
A primeira delas, a Allure, tem preço competitivo, R$ 99.990, e é bem equipada, com todos os itens da versão Active 1.6, como sistema multimídia com tela de 10,3 polegadas, ar-condicionado automático digital, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve de 16 polegadas e a luz diurna de LED com o invocado desenho dente de sabre no para-choque, entre outros. E o 208 Allure pode ser equipado ainda com o teto panorâmico, carregador de celular por indução ou revestimento interno em couro com a compra de um pacote opcional.
Mas, o ponto a ser conferido na linha 2024 do Peugeot 208 é o motor turbo, por isso a marca convidou a imprensa para dirigir o novo 208 turbo em uma pista, espaço ideal para experimentar as reações do hatch com o motor mais forte. Esse conjunto de motor e transmissão, vale lembrar, é o mesmo que já equipa, por exemplo, os modelos Pulse e Fastback da Fiat. É o 1.0 de três cilindros que gera 130 cavalos de potência e 20,4 Kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática do tipo CVT. Aliás, é a primeira vez que um modelo Peugeot é equipado com esse tipo de transmissão no Brasil. A interação da transmissão CVT com o motor 1.0 turbo segue bem acertada no 208, que também oferece trocas simuladas de até sete marchas, um detalhe que ajuda na esportividade. A situação só não é completamente positiva porque as trocas só podem ser feitas pela alavanca de câmbio, ele não conta com aletas no volante.
Andando com o 208 turbo, fica claro também que o modelo segue com sua boa dinâmica, a suspensão equilibrada e que recebeu um novo acerto para esta versão, como explicou a engenharia da Peugeot. No entanto, nesse primeiro contato -- e andando em uma pista, local onde é possível levar o carro ao limite -- ficou claro também que o 208 segue privilegiando o conforto do rodar, sem pretensões esportivas, coisa que a marca realmente não se propôs a oferecer nele. É uma nova realidade, sim, ficou bem mais divertido de andar, reforçado pelo conhecido conjunto i-cockpit, que tem um volante pequeno e que deve ficar posicionado mais baixo e melhora as sensações para quem dirige. Mas o 208 turbo, mesmo no modo Sport Drive, não proporciona uma retomada mais agressiva ao pisar forte no acelerador, com respostas sempre mais progressivas. Mas observando o 0 a 100 Km/h anunciado pela Peugeot, de 9 segundos, é praticamente o mesmo do Fiat Pulse.
O pacote de segurança, a partir da versão Allure T200, reúne sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e estabilidade. Nas versões superiores, além dos seis airbags, conta com os recursos de assistência a condução do pacote Peugeot Driver Assist, que reúne alerta de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa, entre outros.
Para a nova linha 2024, além das inéditas versões turbo, o 208 segue com as versões equipadas com os motores aspirados, 1.0 de 75 cavalos com transmissão manual, e o 1.6 de 116 cavalos de potência com transmissão automática de seis velocidades. Com isso, a linha 208 ganha uma cartela de opções realmente mais variada, o que, na teoria, pode melhorar o desempenho de vendas. O novo 208 já está disponível nas concessionárias da marca em todo o Brasil.
Preços Peugeot 208 2024
Allure Turbo 200 CVT: R$ 99.990
Style Turbo 200 CVT: R$ 109.990
Griffe Turbo CVT: R$ 114.990
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