Benê Gomes
Ford Territory muda por inteiro para incomodar dupla da Jeep
Novo modelo ganhou nova plataforma global, a qual permitiu reforçar suas características de sofisticação
A segunda geração do SUV Territory está no Brasil e é bem diferente da versão anterior. Produzido na China, onde tem o nome de Equator Sport, ganhou nova plataforma global, a qual permitiu reforçar suas características de sofisticação. No desenho, ganhou características mais urbanas, com linhas musculosas, grade com molduras cromadas e um novo conjunto de faróis divididos em duas partes: a luz diurna de led em cima e os faróis principais full led no meio do para-choque.
As bonitas rodas de liga leve de 19 polegadas com acabamento diamantado, rack de teto em tom cinza e maçanetas na cor da carroceria estão entre os itens que trazem mais elegância para o Territory. Atrás, mantém a proposta de linhas retas, o nome estampado no meio da tampa, ganhou lanternas horizontais e com iluminação de led, mais um diferencial moderno: a luz de seta com movimento sequencial.
O Territory cresceu, tem medidas maiores que o Jeep Compass, por exemplo, seu concorrente direto no Brasil. O entre-eixos tem 2,72 metros, o que garante bom espaço para os passageiros de trás, reforçado ainda pelo piso plano. Aliás, esse é um ponto que a Ford quer promover para deixar clara a sua vantagem em relação aos concorrentes, ao lembrar que pode atender quem procura um SUV grande, mas não quer ou não gosta das opções com sete lugares.
Indo além, o entre-eixos maior beneficiou diretamente o porta-malas com seus bons 448 litros de capacidade, que tem comando elétrico e pode ser aberto também pelo movimento dos pés. O interessante é que tem um piso mais alto e que, quando os bancos da segunda fila são rebatidos, formam uma grande área plana para carregar volumes grandes.
Dentro, é onde o maior refinamento pode ser comprovado. O acabamento é cuidadoso, tem superfícies emborrachadas no console e no painel central, detalhes que imitam madeira, bancos dianteiros com ventilação, tecidos que imitam o couro nos bancos e nas portas. Agora, ponto bem interessante e que reforça a dose de modernidade são as telas digitais, do painel de instrumentos e do sistema multimídia. Ambas medem 12,3 polegadas, mas estão posicionadas no painel central como se fossem uma peça única, criando uma grande área digital e sem nenhum botão.
Outra boa novidade é o motor 1.5 Ecoboost a gasolina, um velho conhecido, mas totalmente renovado, como explicou a Ford. Ganhou turbo de geometria variável, injeção direta de combustível, comando de válvulas variável, entre outras atualizações. O resultado foi o aumento de potência, agora são 169 cavalos, e o torque de 25,5 Kgfm (já liberado em baixas rotações).
A transmissão também mudou, saiu a do tipo CVT e entrou a automatizada de dupla embreagem de sete marchas. Bem, ao falar sobre câmbio de dupla embreagem da Ford, é inevitável lembrar da antiga Power Shift, que gerou tanto problema em modelos como Ecosport e New Fiesta. Mas a engenharia da marca reforçou que se trata de outra caixa, também evoluída, banhada a óleo, por exemplo, o que traz segurança para o uso.
O Territory conta com três modos de condução -- Eco, Serra/Colina e Esportivo -- e a suspensão é independente nos dois eixos. O resultado é um carro bom de acelerar, mas com reações tranquilas e comportamento geral bastante confortável. Entrega também bons números de consumo: 9,5 K,/l na cidade e 11,8 Km/l na estrada.
O novo Territory será oferecido em versão única, a Platinum, e por um preço bem competitivo para o segmento de SUVs médios no Brasil. E como tem boa oferta de conteúdo e sofisticação, pode sim empolgar clientes de Jeep Compasss e até do Commander, como a Ford espera.
Preço Ford Territory Platinum: R$ 209.990,00
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