Benê Gomes
Primeiro caminhão 100% elétrico disponível no Brasil é da chinesa XCMG
A primeira fábrica brasileira do grupo foi finalizada em 2014, na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais
Embora pouco conhecido dos brasileiros, o grupo chinês Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd. (XCMG) está em nosso País desde 2004. A XCMG tem longo histórico como fabricante de máquinas e veículos pesados nos setores de mineração, agronegócio e rodoviário, com destaque para caminhões off-road, tratores, empilhadeiras, escavadeiras, carregadeiras e caminhões rodoviários. No segmento de guindastes, é o maior fabricante mundial.
A primeira fábrica brasileira do grupo foi finalizada em 2014, na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais. A unidade tem capacidade de produção anual de quase 10 mil unidades de escavadeiras, carregadeiras e máquinas rodoviárias.
Presente em mais de 180 países, a XCMG é também referência mundial na eletrificação de máquinas pesadas, com uma ampla linha de veículos 100% elétricos: caminhões off-road para mineradoras, carregadeiras, caminhão rígido rodoviário, escavadeiras e empilhadeiras. Atualmente, o grupo é um dos maiores fabricantes de caminhões na China e segue a orientação de desenvolvimento sustentável, digital e inteligente, com base na visão “XCMG Verde”, buscando a substituição dos tradicionais veículos a diesel.
Com base nesse princípio, a fabricante direcionou investimentos para colocar no mercado brasileiro uma linha de caminhões pesados eletrificados. O primeiro passo foi dado em maio passado, durante a feira Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), com o lançamento do modelo E7-49T. Esse é o primeiro cavalo-mecânico do Brasil homologado para rodar com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 49 toneladas com propulsão totalmente elétrica.
O motor elétrico do E7-49T tem o equivalente a 482 cavalos de potência e torque máximo de 204,1 Kgfm, transmissão automática de quatro velocidades e tração 6x4. O motorista usa a função “Drive” ou comanda as trocas de marchas pela alavanca seletora no console central. Dados fornecidos pela marca indicam que a velocidade máxima do modelo é de 84 km/h. Equipado com uma bateria de 282 KWh, tem autonomia de 150 km. Quando feita em carregadores DC -- de corrente contínua -- dependendo da potência e da infraestrutura disponível, a recarga completa pode levar pouco mais de uma hora. Uma alternativa interessante é a tecnologia “swapping”, que permite a substituição do pacote de baterias por um sistema automatizado, em pouco mais de seis minutos.
O modelo XCMG E7-49T oferece diversos sistemas ativos de segurança, como alerta de colisão frontal e aviso de saída de faixa, freios AEBS semiautomáticos para frenagem de emergência, além do controle de estabilidade. De início, a XCMG trouxe um lote de 200 unidades importadas da China, com preço de R$ 1,3 milhão.
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