Benê Gomes
Grande e sofisticada, F-150 encara o trabalho com motor de Mustang
Em sua 14ª geração, a picape impressiona pelo porte: 5,88 m de comprimento, 2,43 m de largura, 1,96 m de altura, entre-eixos de 3,67 m
Picape líder absoluta no mercado norte-americano, a Ford F-150 chegou ao Brasil em duas versões, a Lariat -- com visual mais urbano -- e a Platinum, que vem carregada de detalhes cromados e tem mais requinte no acabamento.
Em sua 14ª geração, a picape impressiona pelo porte: 5,88 m de comprimento, 2,43 m de largura, 1,96 m de altura, entre-eixos de 3,67 m. Para quem enxerga a frente da F-150 pelo retrovisor, confere um visual bravo, com a grade ocupando quase toda a dianteira, vincos no capô e os bonitos conjuntos de faróis quadrados com LED divididos em dois módulos.
Do lado de fora, traz recursos interessantes, como o estribo com acionamento automático -- item de série na versão Platinum -- e a tampa da caçamba com abertura elétrica e também automática, acionada pelo botão na tampa ou pelo chaveiro.
Ainda, no compartimento de carga, tem detalhes legais: dois compartimentos na tampa, de onde saem uma pequena escada e uma barra para ajudar no acesso à caçamba.
Um detalhe que alguns questionam na F-150 é a capacidade de carga, de apenas 681 kg na versão Platinum. Modesta mesmo, mas tem explicação. No caso dela, o foco é atender clientes que rebocam trailers, esse um ponto forte dela, pois pode puxar até 3.515 kg.
E, falando em reboque, a F-150 tem uma exclusividade patenteada pela marca, o recurso Pro-Trailler, dispositivo que torna a manobra com um trailer, de qualquer tamanho, numa tarefa muito simples.
É um projeto refinado, com apoio do sistema de câmeras 360º e imagens projetadas na tela do multimídia, mas que tem o comando todo centralizado em um pequeno botão no painel frontal, o que torna a operação muito próxima da experiência que temos com um videogame. Já sua capacidade para transportar volumes na caçamba é boa, com 1.370 litros.
Como uma limusine
Com medidas próximas de um caminhão, a F-150, claro, esbanja espaço interno para cinco pessoas. Capricha no acabamento sofisticado, tem bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, assento refrigerado na fila de trás, ajuste de altura e profundidade elétrico para volante e pedais de freio e acelerador, ar-condicionado com saídas traseiras, teto solar panorâmico, muitos porta-objetos e, ainda, a possibilidade de abrir uma pequena mesa no console central.
Isso porque, a alavanca de câmbio da F-150, tem um recurso pouco comum: ela pode ser rebatida. Assim, dá para desdobrar a tampa do console -- que já não é pequena -- e ganhar uma mesa de trabalho na região do câmbio.
E, como tudo é grande, tem 24 polegadas de telas digitais: 12 para o painel de instrumentos configurável e mais 12 para o multimídia Sync de quarta geração. Nele, traz um pacotão completo de conectividade e um sistema de som de alto nível, com 8 alto-falantes.
Força do Mustang
A F-150 é muito segura, tem recursos de assistência ao motorista, como o controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e de ponto cego, oito airbags e assistente eletrônico anticapotamento, entre muitos outros. Merece destaque pela carroceria com boa parte composta por alumínio, o que ajuda na redução de peso e de consumo.
Agora, para quem ainda não sabe, a F-150 é, simplesmente, equipada com o mesmo conjunto de motor e câmbio do Ford Mustang, formado pelo motor Coyote V8 a gasolina e o câmbio automático de 10 velocidades.
Na picape, a potência é um pouco menor por causa da calibração específica, mas ainda assim, entrega 405 cavalos de potência e 57 kgfm de torque. Tanto que acelera como um esportivo, com 0 a 100 km/h feito em 7,1 segundos.
É com ele que encara o trabalho pesado também, ajudada ainda por recursos como tração 4x4 com reduzida, bloqueio de diferencial eletrônico, amortecedores otimizados para o fora de estrada e oito modos de condução.
O que não dá para esperar, naturalmente, é consumo baixo. Pelos números oficiais divulgados pela Ford, faz médias de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Para colaborar, tem um tanque de combustível generoso, com 136 litros de capacidade.
Incômodo com a F-150 só para quem insistir em andar com ela no trânsito urbano. Ela não permite abusos em ruas estreitas e muito menos em vagas de estacionamentos de shopping. A chance de incomodar e ficar incomodado é grande. Em compensação, andar com a F-150 em rodovias e mesmo em estradas de terra, o seu habitat mais natural, é muito agradável, pois é bastante confortável e silenciosa, mesmo se tratando de uma picape.
Pois é com essa receita que a Ford trouxe a F-150 para o Brasil e já conseguiu apimentar a disputa com as picapes grandes da RAM. E, logo, a situação deve ficar mais positiva, com a chegada da próxima dessa turma, a Chevrolet Silverado.
Preços Ford F-150
Lariat: R$ 479.990
Platinum: R$ 509.990
Galeria
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