Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Bonito e seguro, Versa 2024 ainda deve um motor mais forte

A situação melhorou, recebeu um reforço no pacote de equipamentos de conforto e, em especial, nos de itens de segurança

15 de Julho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O modelo traz novidades no visual, como a grade e as rodas redesenhadas. Outra é a nova cor cinza lunar, que
O modelo traz novidades no visual, como a grade e as rodas redesenhadas. Outra é a nova cor cinza lunar, que "muda" conforme a incidência de luz (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)


Demorou um pouquinho, mas agora a Nissan trouxe para o Brasil o novo Versa, que você deve lembrar, já tinha sido apresentado na China e entrou em produção no ano de 2022 no México, de onde vem para o Brasil.

A situação melhorou, recebeu um reforço no pacote de equipamentos de conforto e, em especial, nos de itens de segurança. Agora, desde a versão mais simples, a Sense, sai de fábrica com alerta de colisão frontal e assistente de frenagem de emergência.

Subindo para a versão intermediária, a Advance, entram mais recursos, como o sistema de visão com câmeras 360 graus e detector de objetos em movimento. Depois, na Exclusive, a topo de linha, o pacote de assistência à condução é completo, com todos os recursos do Nissan Safety Shield, que reúne também alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de ponto cego e alerta de atenção do motorista.

Ainda falando sobre segurança, mantém a oferta de seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, e alerta de objetos esquecidos no banco traseiro, entre outros.

O pacote dos recursos de conforto e segurança recebeu considerável reforço - MATHEUS SIMANOVICIUS
O pacote dos recursos de conforto e segurança recebeu considerável reforço (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

No quesito visual, uma das novidades interessantes é a nova cor cinza lunar, como a que conferimos nesta avaliação. O tom é cinza, mas puxa para o azulado ou, ainda, para o lilás, dependendo da sua visão. Ficou diferente e gostei do resultado, mas nem todos que viram de perto elogiaram.

Na dianteira, a grade foi redesenhada, segue com a proposta V-Motion, da Nissan, mas a peça cresceu e já não traz o desenho da letra V tão marcado. Recebeu também o novo logo da Nissan, aplicado na dianteira, traseira e no volante.

Os faróis, na versão topo de linha, contam com assinatura e iluminação de LED. Na lateral, mudou o desenho das rodas e, na traseira, além da alteração no desenho do para-choque, foi aplicado um discreto aerofólio na tampa do porta-malas.

Dentro, mantém a mesma boa proposta da linha anterior, mas com o compromisso de elevar a sofisticação. Isso é percebido no acabamento em duas cores nos bancos e painel frontal, que podem ser em preto e cinza ou em preto e azul.

Mas o painel do Versa não perdeu a proximidade com o Nissan Kicks, e agora tem nova tela para o multimídia de 8 polegadas na versão Exclusive, enquanto as demais seguem com a de 7 polegadas. No quesito conectividade, o sedã passa a ser equipado com quatro entradas USB, três delas do tipo C.

Ar-condicionado automático digital também é exclusividade da versão topo, e ganhou ainda, a partir da versão Advance, o carregador de celular por indução.


Espaço x força


Característica forte e indiscutível do Nissan Versa não foi alterada, que é o bom espaço interno, muito próximo de um sedã médio, apesar de se tratar de um compacto. Os 2,62 metros do entre-eixos ajudam a garantir conforto para as pernas de quem viaja no banco traseiro.

Mesma coisa para o porta-malas generoso, de 482 litros, esse um dos fatores decisivos para quem busca um sedã. Para quem assume o volante, o Versa também mantém o bom astral e segue agradando quem gosta de guiar.

O motor é o conhecido 1.6 flex aspirado de 113 cv e 15,3 kgfm de torque - MATHEUS SIMANOVICIUS
O motor é o conhecido 1.6 flex aspirado de 113 cv e 15,3 kgfm de torque (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Entrega uma boa posição ao volante e tem acerto muito equilibrado de suspensão, atendendo bem quem prioriza conforto, mas também quem espera uma dose de esportividade até.

No entanto, o que ainda falta, é a atualização do motor, que não mudou. Ele é equipado com o bem conhecido 1.6 flex aspirado de 113 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque, números modestos para quem gosta do desempenho encontrado em concorrentes que utilizam motores turbinados e mais atualizados.

Na cidade, não incomoda. Também não dá pra condenar o desempenho na estrada, que é bom, depois de embalado. Mas é pouco para a proposta e a beleza desse sedã. E como utiliza transmissão automática do tipo CVT, tem aquela característica incômoda também, de elevar muito o giro do motor quando é preciso pisar fundo para retomar velocidade com mais rapidez.

Compensa bem com o consumo de combustível, que tem médias oficiais de 11,65 Km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina no tanque.

Assim, olhando bem para o novo Versa, fica claro que se trata de um carro moderno e bastante seguro, que neste momento, importante lembrar, tem preço interessante frente aos concorrentes diretos.

A questão mesmo, é saber se a falta de um motor mais empolgante, não vai tirar a sua empolgação de levar esse bonito sedã para a sua garagem.

 

Preço Nissan Versa 1.6 flex 2024

Sense CVT: R$ 105.190,00

Advance CVT: R$ 114.290,00

Exclusive CVT: r$126.590,00

Galeria

Confira a galeria de fotos