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Benê Gomes

A primeira picape RAM feita fora dos Estados Unidos

Rampage chega para causar rebuliço no mercado nacional das picapes grandes

24 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Rampage chega ao Brasil em três versões, com personalidades bastante distintas: Laramie, Rebel e R/T
A Rampage chega ao Brasil em três versões, com personalidades bastante distintas: Laramie, Rebel e R/T (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O nome Rampage é novidade pra gente, mas já foi utilizado em uma picape Dodge, nos Estados Unidos, tempos atrás. Segundo os executivos da RAM, o nome foi escolhido também pelo seu significado: algo que provoca tumulto, alvoroço. Coisa que a marca espera ver acontecer no mercado nacional, afinal, a novidade ainda carrega a responsabilidade de ser o primeiro veículo RAM produzido fora da sua terra natal.

A Rampage será oferecida em três versões, Laramie, Rebel e R/T, que têm personalidades distintas. É construída na mesma plataforma da Fiat Toro, mas tem projeto geral absolutamente novo, como garante a marca, além do mesmo estilo musculoso das picapes grandes da RAM e o compromisso de sofisticação. A Laramie é carregada de cromados, tem estilo mais tradicional. A Rebel, tem espírito aventureiro, com detalhes escurecidos, para-barros e pneus de uso misto. Já a versão R/T, de “Road e Track”, estrada e pista, sigla bem famosa de modelos esportivos da Dodge, entrega muita esportividade. Os faróis são de LED com projetor bifunção, e os de neblina contam com função cornering.

Os modelos mantêm compromisso de oferecer alto padrão de sofisticação no acabamento interno e muitos itens de conforto - DIVULGAÇÃO
Os modelos mantêm compromisso de oferecer alto padrão de sofisticação no acabamento interno e muitos itens de conforto (crédito: DIVULGAÇÃO)

A Rampage tem medidas próximas da Fiat Toro, mas o entre-eixos é igual: 2,99 metros. Agora, se a sua expectativa é encontrar nela o porte de uma picape média, como Toyota Hilux ou Ford Ranger, esqueça. Aliás, ela está mais para a Ford Maverick do que qualquer outro modelo. Como disse Breno Kamei, vice-presidente da RAM para América do Sul, “a Rampage carrega os atributos das picapes médias, mas com nível de conforto e capacidade para entrar nas vagas apertadas das grandes cidades, algo que as médias não têm.”

Outro compromisso é oferecer alto padrão de sofisticação no acabamento interno e muitos itens de conforto. Dentro, todas as versões têm o mesmo desenho, com variações nas cores dos revestimentos ou de couro e tecido sintético. O console central é alto, em preto brilhante, traz botão giratório cheio de estilo para acionar a transmissão automática, tem carregador por indução com saída de ar para resfriar o smartphone, seis entradas USB de carregamento rápido, e por aí vai. Tem, como opcional, sistema de som da Harman Kardon, com 10 alto-falantes. Na versão R/T, a sofisticação é maior, com detalhes em tecido do tipo suede.

Indo adiante, chama a atenção com as telas digitais, de 10,3” para o painel de instrumentos 100% digital configurável, e de 12,3” para o multimídia e que está posicionada na horizontal (e não na vertical, uma marca característica das picapes RAM). A Rampage utiliza carroceria do tipo monobloco, o que já é garantia de rodar muito próximo dos carros de passeio ou nos clássicos SUVs. Mas conta com suspensão independente nos dois eixos, o que também reforça o conforto para os passageiros e garante o bom comportamento da picape em todas as situações. Para quem se senta atrás, o espaço é bem parecido, mas leva vantagem sobre a da Toro.

Tração 4X4

A Rampage tem tração 4x4 com reduzida em todas as versões, e duas opções de motores bem fortes. Um deles é o Hurricane 4, motor 2.0 turbo de 4 cilindros a gasolina, que rende 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque. É o mesmo do Jeep Wrangler. Com ele, neste momento, é a picape mais potente na América do Sul. A versão R/T só sai equipada com o Hurricane 4, e oferece quatro modos de condução, um deles é o Sport. O resultado prático é o 0 a 100 Km/h em 6,9 segundos. E como se trata da versão esportiva, tem suspensão mais baixa e escapamento duplo esportivo.

As telas digitais, de 10,3" para o painel de instrumentos 100% digital configurável e de 12,3" para o multimídia, chamam a atenção no interior - DIVULGAÇÃO
As telas digitais, de 10,3" para o painel de instrumentos 100% digital configurável e de 12,3" para o multimídia, chamam a atenção no interior (crédito: DIVULGAÇÃO)

Já as versões Rebel e Laramie podem ser equipadas com o Hurricane 4 ou com o 2.0 Multijet turbodiesel, o mesmo de Jeep Compass e Fiat Toro. A versão diesel tem 170 cavalos e torque de 38,8 kgfm. Já a transmissão é sempre a automática de nove marchas com opção de trocas manuais por aletas no volante em todas as versões. A tração é 4x4 automática -- distribui a força entre os eixos conforme a demanda -- e com reduzida. A Rampage diesel é a opção correta para quem apostar nela como uma picape de trabalho. Tem capacidade de carga de 1.015 Kg e espaço de 980 litros na caçamba. No consumo, a Rampage não é uma super-referência, mas tem números positivos. Com o 2.0 turbodiesel, garante médias de 9,9 km/l na cidade e 12,4 Km/l na estrada. Com o 2.0 turbo a gasolina, faz média de 8 Km/l na cidade e 10 Km/l na estrada.

A Rampage chega às concessionárias da RAM no final do mês de julho com essa proposta, de certa forma, diferente do que temos no mercado, apostando muito nos diferenciais de sofisticação e robustez característicos das picapes da marca. Mas não é média e nem médio-compacta, como é classificada a Fiat Toro, por exemplo, esse um modelo que sempre vai ser lembrado por quem for observar a Rampage, por mais que a marca evite essa associação.

Preços Rampage:

Rebel Turbodiesel: R$ 239.990

Rebel Hurricane 4: R$ 249.990

Laramie Turbodiesel: R$ 249.990

R/T Hurricane 4: R$ 269.990

Laramie Hurricane 4: R$ 259.990

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