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Benê Gomes

Sofisticado, Macan é SUV clássico, mas com típica esportividade Porsche

Por dentro, o Macan melhorou no que já era muito bom, com acabamento de alto padrão e muito couro

03 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A atual linha recebeu alguns retoques estratégicos, mas mantém os traços característicos do modelo
A atual linha recebeu alguns retoques estratégicos, mas mantém os traços característicos do modelo (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

O Macan está disponível no Brasil desde o início do ano passado e é oferecido em quatro versões. A primeira opção pode ser considerada a mais simples da linha -- apesar de que simplicidade não é exatamente uma coisa associada aos modelos Porsche.

A atual linha segue com os mesmos traços característicos do modelo, que recebeu alguns retoques estratégicos enquanto a próxima geração está sendo preparada. Na frente, ganhou novos faróis de LED -- que contam com o PDLS, sistema de iluminação dinâmica Porsche , o para-choque foi redesenhado e a grade ganhou uma moldura preta.

Na lateral, traz como item de série os retrovisores Sport Design, as rodas são de liga, aro 19, com pneus traseiros um pouco mais largos. A traseira mudou um pouco também, ficou mais redonda e recebeu um novo difusor na base do para-choque.

Por dentro, o Macan melhorou no que já era muito bom, o seu nível de sofisticação. O acabamento é de alto padrão, com muito couro, superfícies emborrachadas e costuras aparentes. Mudança que chama a atenção é o novo console central, mais alto e largo, praticamente uma tela digital.

Não há nenhum botão físico para os controles de ar-condicionado, aquecimento de bancos, entre outros. A única exceção nesse setor é o botão do freio de estacionamento elétrico e a alavanca do câmbio, que também foi alterada e ficou mais curta.

Para quem se preocupa com o nível dos recursos de entretenimento, naturalmente, pode ficar tranquilo, porque encontra tudo o que espera na tela do multimídia de 10,9 polegadas, além de um bom sistema de som com oito alto-falantes e 150 watts de potência.

Acima do painel central tem o estiloso Sportcrono, conjunto que reúne um cronômetro e um relógio analógico. No painel de instrumentos de 4,8 polegadas, mantém o clássico conta-giros no centro, como manda um autêntico Porsche, com o velocímetro à esquerda.

Mas agora, já traz um pequeno velocímetro digital no centro do conjunto também, enquanto do lado direito oferece um visor redondo configurável, que permite escolher o que conferir nele, como as informações do computador de bordo ou do navegador.

Pra fechar a conta, tem o botão de partida do motor, tradicional também, posicionado do lado esquerdo no painel central. Mas, que hoje, nem é um botão, e sim uma chave fixa.

Por dentro, o Macan melhorou no que já era muito bom - MATHEUS SIMANOVICIUS
Por dentro, o Macan melhorou no que já era muito bom (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)


Esportividade


Com boas medidas para um SUV médio, como o entre-eixos de 2,80 metros, o Macan recebe bem os passageiros do banco traseiro e oferece um porta-malas generoso para sua proposta, com 480 litros. Agora, o mais empolgante é assumir o posto do motorista para confirmar que a veia esportiva da Porsche está presente nesse SUV também. A posição de guiar é bem desenhada, há controles eletrônicos para o ajuste ideal do volante e do banco.

Nesse Macan de entrada, o motor não é um seis cilindros, mas sim o 2.0 turbo movido a gasolina de 265 cavalos de potência e 41 kgfm de torque. A transmissão é a exclusivíssima PDK da Porsche, de dupla embreagem e sete velocidades, mais quatro modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Mas reafirma a vocação esportiva com outro recurso típico de carro de corrida, o modo Sport Response. Com ele acionado, o motor entrega a potência máxima em tempo determinado de 20 segundos.

É como um “push-to-pass” dos carros de corrida para dar força extra em uma ultrapassagem na rodovia. Detalhe que entrega diversão, mas é outro recurso de segurança do Macan, que conta com seis aribags, assistente de saída de faixa, alerta de ponto cedo, entre outros.

Com esse conjunto, o resultado é um motor trabalhando fácil, com trocas de marcha muito rápidas. Mesmo equipado com um propulsor menor, de quatro cilindros, acelera forte também, com 0 a 100 Km/h feito em 6,4 segundos.

A tração é integral e atua automaticamente conforme a demanda, mas a prioridade é tracionar o eixo traseiro. Assim, apesar do compromisso familiar também, é difícil reclamar do desempenho do Macan. Na questão do consumo de combustível, cumpre o papel, com médias de 7,4 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada.

O Macan é sucesso no mundo e aqui também, onde é o modelo mais vendido da marca. E mesmo com a “dose de simplicidade”, está longe de frustrar quem o escolher para ser o primeiro Porsche da vida. Em 2024, como a Porsche já confirmou, vai ganhar uma nova geração e que será 100% elétrica. Uma mudança que pode frustrar os entusiastas? Veremos.

Preço Porsche Macan: R$ 475.000,00

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