Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Boa autonomia e visual futurista

Yuan Plus EV, da BYD, é um SUV médio 100% elétrico com comportamento geral voltado ao conforto

27 de Maio de 2023 às 23:20
Cruzeiro do Sul [email protected]
A proposta de estilo, batizada de Dragon Force, remete à tecnologia e traz diversos recursos interessantes
A proposta de estilo, batizada de Dragon Force, remete à tecnologia e traz diversos recursos interessantes (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Marca ainda abrindo caminho no mercado nacional como fabricante de veículos de passeio elétricos e eletrificados, a BYD não é uma novata em nosso País. Ela iniciou suas atividades por aqui em 2015, com uma fábrica de ônibus elétricos, em Campinas (SP). Já em 2022, ampliou o leque com o lançamento de modelos de passeio, começando com o SUV Tan EV, de sete lugares, seguido pelo sedan Han EV, até trazer seus dois SUVs médios: o Song Plus, um híbrido Plug-in, e o Yuan Plus EV, esse 100% elétrico -- que pude experimentar por um período.

O desenho externo é diferente, tem estilo que remete à tecnologia, mas na média, carrega a imagem de um SUV médio clássico, com linhas mais limpas, mas com particularidades. A proposta de estilo, batizada de Dragon Force, ou Força do Dragão, em tradução direta, garante um detalhe diferente, o desenho que lembra as escamas do dragão aplicado na coluna traseira. A dianteira é toda fechada, com apenas uma entrada de ar na parte inferior do para-choque, e tem um filete iluminado central que se une aos faróis full led. As rodas são de liga leve de 18 polegadas, o porta-malas é bom, com 440 litros e abertura e fechamento elétrico.

A tela de 12,8 polegadas concentra vários comandos e pode ser usada na horizontal ou na vertical - MATHEUS SIMANOVICIUS
A tela de 12,8 polegadas concentra vários comandos e pode ser usada na horizontal ou na vertical (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Dentro a situação muda bem, com alguns desenhos um tanto fora do comum, o que considero positivo, porque é uma tentativa de evitar o senso comum. Isso vale para o grafismo que lembra as escamas do dragão no painel central, as saídas de ar-condicionado no console que parecem pequenos discos, a maçaneta grande e que não é embutida no painel da porta (ela gira em um eixo). Mas tem algo um pouco mais inusitado: cordas do porta-objetos instalado nas portas e que, além de imitar o desenho de uma guitarra, realmente emitem um som parecido com o do instrumento.

No mais, tem bancos bonitos, o acabamento geral é de qualidade, só não é mais elogiável por causa do tom azul desalinhado com o que se vê fora do carro. Em compensação, reforça a proposta tecnológica com as telas digitais, uma de 5 polegadas do painel de instrumentos, e outra do multimídia -- já bem chamativa pelo bom tamanho de 12,8 polegadas -- mas que guarda um atrativo: por meio de um simples comando, dá pra escolher a posição de uso, na horizontal ou na vertical. É, no mínimo, engraçado ver a tela girando. Mas é nessa tela que estão disponíveis vários comandos do carro, todos os recursos de conectividade, as imagens da câmera de ré e do sistema de câmeras 360º.


Segurança e autonomia


O BYD Yuan Plus tem seis airbags, assistente de descida, freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de tração e estabilidade e as conhecidas assistências semiautônomas: assistente de saída de faixa que corrige o volante, detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo com stop and go (que retoma a aceleração automaticamente depois que o carro para no trânsito), sensor de ponto cego, navegador com reconhecimento de placas de trânsito, entre outros.

As cordas do porta-objetos instalado nas portas imita o desenho (e o som!) de uma guitarra - MATHEUS SIMANOVICIUS
As cordas do porta-objetos instalado nas portas imita o desenho (e o som!) de uma guitarra (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

A suspensão acompanha a proposta com o conjunto independente nos dois eixos, o que deixa o Yuan Plus bem seguro em altas velocidades e bastante agradável para quem espera dele um bom comportamento de carro de família. Aliás, o comportamento geral é voltado para o conforto, reforçado pelo bom isolamento interno, bem melhor que muitos 100% elétricos do mercado.

Na hora de acelerar, o Yuan Plus não desaponta. Tem um motor elétrico que gera 204 cavalos de potência e 31,6 kgfm de torque, e a tração é sempre dianteira. Responde bem como um autêntico 100% elétrico, tem cinco modos de condução, um deles o Sport, e velocidade limitada a 150 Km/h para não comprometer a autonomia. E esse é um ponto interessante dele, que tem autonomia declarada pela BYD de 480 Km em ciclo urbano (agora de 294 Km de acordo com a nova forma de aferição do Inmetro). Mas, na prática, pude conferir a autonomia rodoviária -- de 380 Km, também declarada pela BYD -- e a experiência foi positiva. Viajei com o Yuan Plus EV e consegui cumprir quase 400 quilômetros com uma carga completa.

Com muitas características próprias, a BYD tenta ser diferente ainda na forma de vender os seus dois SUVs médios, o elétrico Yuan Plus e o Song Plus Plug-In, que é híbrido. Ambos têm exatamente o mesmo preço. A BYD acredita que é uma forma de oferecer mais autonomia para o cliente, que pode escolher qual tecnologia vai levar pra casa: o 100% elétrico com suas limitações de autonomia e recarga, ou o híbrido e sua versatilidade para garantir autonomia maior. Uma receita que já já vamos ver na mão de outras marcas.

Preço BYD YUAN PLUS EV: R$ 269.990,00

Galeria

Confira a galeria de fotos