Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Lavagem com gelo seco é solução ecológica para o setor automotivo

Basicamente, o processo de lavagem com gelo seco envolve a combinação de três fenômenos

13 de Maio de 2023 às 23:20
Cruzeiro do Sul [email protected]
O jateamento pode ser feito em qualquer superfície
O jateamento pode ser feito em qualquer superfície (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Deixar o carro limpo e com visual preservado, exige cuidados e dedicação. Para essa tarefa, os entusiastas da estética automotiva agora podem tirar proveito de uma tecnologia sofisticada, o jateamento com gelo seco. Uma técnica altamente eficaz e que traz um indiscutível benefício: não agride o meio ambiente.

O chamado gelo seco é, na prática, o dióxido de carbono (CO2) em estado sólido, um gás que atinge essa condição ao ser submetido a -72o C de temperatura. Inodoro e não tóxico, o CO2 pode ser encontrado naturalmente no planeta e é empregado para saturar bebidas, dando um sabor fresco, além de prolongar o tempo de consumo e ser eficiente também para resfriar alimentos na indústria alimentícia, por exemplo.

Basicamente, o processo de lavagem com gelo seco envolve a combinação de três fenômenos: energia cinética, choque térmico e sublimação. No jateamento com gelo seco, as partículas de CO2 são lançadas contra a sujeira, que fica quebradiça com o rápido resfriamento e se desprende gradualmente da superfície.

Após entrar em contato com a sujeira, as partículas de dióxido de carbono se transformam em vapor e eliminam perfeitamente qualquer resíduo. E esse é um ponto muito valioso, pois esse processo remove apenas os resíduos, sem produzir nenhum outro material secundário, como poeira ou água suja. O resultado é uma limpeza eficaz, suave, que não causa danos ou agressões às superfícies, e que não gera substâncias nocivas ao meio ambiente.

Outro ponto positivo é que o gelo seco tem a capacidade de inibir o crescimento de bactérias, o que impede o desenvolvimento de fungos e esporos nos locais onde é aplicado, diminuindo a presença de outras espécies de contaminação biológica. Sem cheiro e não tóxico, o jateamento com gelo seco pode ser usado em qualquer tipo de superfície, como metal, madeira e concreto, ou ainda em grãos finos de madeira, vidro ou têxteis.

O jateamento é um processo feito a seco, em conformidade com parâmetros ecológicos e sua aplicação vai além da manutenção dos veículos, podendo ser empregado ainda em diversos setores da indústria automotiva, como unidades hidráulicas, moldes, cabines de pintura, motores, componentes elétricos, componentes mecânicos, fundições e outros.

Agradecimento: www.genovatecnologias.com.br