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Benê Gomes

Por dentro da Classic 1500 Laramie

Mais simples da linha RAM, modelo não abre mão do motorzão V8 Hemi de 400 cavalos

22 de Abril de 2023 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com capô longo e alto, grade e logo grandes também, a Laramie mantém o estilo imponente característico das
Com capô longo e alto, grade e logo grandes também, a Laramie mantém o estilo imponente característico das "picaponas" RAM (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Desde o início de 2020, temos no Brasil as estilosas e chamativas picapes RAM. A mais recente chegou no ano passado e é também a mais barata, a Classic 1500. Por isso pode rivalizar em preço com as versões topo de linha de modelos como Toyota Hilux ou VW Amarok. A Classic 1500 tem duas versões: a Laramie tem acabamentos externos cromados; e a Laramie Night Edition, traz todos os detalhes escurecidos. Para ter preço menor, usa a carroceria da geração anterior, mas que também é imponente, com capô longo e alto, a grade e o logo da marca grandes também.

Os faróis são halógenos e com projetor de dupla função, para luz baixa e alta. Só a luz de rodagem diurna é de LED. Nas laterais, tem como destaque as rodas de alumínio cromadas de 20 polegadas com pneus para asfalto, e o estribo do mesmo tamanho da cabine. Atrás, traz um grande logo na tampa da caçamba e as lanternas são iluminadas por LED.

A caçamba suporta pouco peso, mas é espaçosa - MATHEUS SIMANOVICIUS
A caçamba suporta pouco peso, mas é espaçosa (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Agora, falando sobre a caçamba, tem um detalhe que vale observar: a capacidade de carga da RAM Classic, que é de apenas 531 Kg. Ou seja, suporta menos peso que a Fiat Toro, modelo bem menor e que pode carregar até 750 Kg. Mas isso tem explicação. Na Classic, o foco é a capacidade de reboque, algo bastante valorizado pelos clientes norte-americanos acostumados a ter um trailer para viajar. E nisso, ela faz bonito, com capacidade de reboque de 3.500 Kg. Mas merece crédito também pelo espaço da caçamba, que é de 1.424 litros.

Dentro, mais surpresa com o tamanho da cabine e o nível de sofisticação, mesmo na versão acessível da linha RAM. Tem muito acabamento em couro com costuras aparentes, detalhes que imitam madeira, superfícies emborrachadas, bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e ventilação, painel de instrumentos com seis mostradores analógicos e uma tela central de TFT.

Tem um cuidado pensado para pessoas mais baixas, o ajuste de altura dos pedais, acionado por botão na lateral do volante. A tela do multimídia é de 8,4 polegadas e tátil, traz navegador nativo, Android Auto e Apple Carplay -- mas que exige cabo para a conexão -- e som Alpine, com 10 alto-falantes e subwoofer.

Entre os bancos dianteiros, tem um generoso console central que pode funcionar como uma pequena mesa e com dois espaços internos, um deles, bem profundo e refrigerado. Já quem vai atrás, tem mordomia também, começando pelo entreeixos de 3,57 metros, que garante muito espaço para as pernas. Tem ainda assentos com aquecimento e duas saídas de ar-condicionado, e capricha com diferentes compartimentos traseiros, dois nas laterais do assoalho e outros dois embaixo do assento.

Coração forte

Esse é um ponto muito lembrado por quem se interessa ou já gosta de um modelo RAM, o icônico motor HEMI V8 5.7, movido a gasolina, de 400 cv de potência e torque de 57 Kgfm. Aliás, o torque não é o mais forte entre as picapes vendidas no Brasil, mas em potência, não tem discussão. A transmissão é automática de oito velocidades e não traz alavanca, apenas um botão giratório e numa posição diferente, no painel central. Então, na Classic não dá pra fazer trocas manuais, mas é possível travar a transmissão em uma determinada marcha quando necessário, ação importante para quem encara o trabalho pesado ou costuma puxar um trailer. E conta com tração 4x2, 4x4 High e 4x4 Low, mais diferencial traseiro antideslizante.

O tamanho da cabine e o nível de sofisticação do interior surpreendem positivamente  - MATHEUS SIMANOVICIUS
O tamanho da cabine e o nível de sofisticação do interior surpreendem positivamente (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

O resultado? Acelera forte sim, mas esse V8 tem uma característica: ronca macio, com uma aceleração sempre progressiva, nada de tranco em arrancada. A velocidade é limitada a 174 km/h, uma questão de segurança, pensando no tamanho da picape. Mas tem outro refinamento para ajudar no consumo, o sistema que desativa metade dos cilindros quando não há necessidade de muita força, como no trânsito mais lento da cidade. Segundo a RAM, nessa condição o consumo pode ser reduzido em até 20%. Pelos números oficiais, faz médias de 5,2 Km/l na cidade e 6,4 Km/l na rodovia. Para facilitar, tem um tanque de 98 litros.

No mais, guardadas as proporções, é uma picape que quase tem comportamento de carro de passeio, pois a suspensão tem ajuste para o conforto e a traseira tem eixo rígido equipado com molas helicoidais e amortecedores, sem o clássico feixe de molas semielípticas mais comuns em picapes.

A Classic é a mais simples da linha, sim, mas representa bem a atitude da marca com seu visual e sem abrir mão, por exemplo, do motorzão Hemi de 400 cavalos. E com isso, vem dando sua contribuição para o crescimento desse segmento em nosso mercado, onde a faixa de preço alta não está assustando os compradores. Não por acaso, tem mais uma forte representante desse time chegando aí, a Ford F150. Mas dessa, falo depois.

Preço RAM 1500 Classic

Laramie: R$ 349.990
Laramie Night Edition: R$ 359.990

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