Benê Gomes
Volkswagen celebra 20 anos do motor Total Flex no Brasil
As pesquisas envolvendo o uso de misturas entre etanol e gasolina começaram em 1992
Já se passaram duas décadas desde que a Volkswagen disponibilizou no Brasil o motor Total Flex, uma inovação que tornou os veículos capazes de rodar com etanol, gasolina ou uma mistura dos dois combustíveis, em qualquer proporção. A marca foi a primeira a oferecer essa tecnologia, desenvolvida inteiramente no País, com seu modelo Gol Power 1.6 Total Flex, apresentado ao público em março de 2003.
As pesquisas envolvendo o uso de misturas entre etanol e gasolina começaram em 1992, ao lado do desenvolvimento do sistema de injeção de combustível com controle digital. Mais tarde, no começo dos anos 2000, a implantação do Total Flex foi favorecida pela infraestrutura criada para uso do etanol, pelo interesse dos consumidores e pelo avanço da tecnologia de controle digital dos motores dos veículos, aperfeiçoada durante a década de 1990. A inovação trazida pelos motores Total Flex provocou uma mudança nos padrões da indústria automotiva e, atualmente, essa tecnologia está presente em toda a linha nacional dos modelos Volkswagen, inclusive no SUV Taos feito na Argentina. O sucesso do projeto é confirmado em números: são mais de 8 milhões de veículos Flex vendidos pela marca nesses últimos 20 anos.
Ao longo dessas décadas, a Volkswagen também concebeu iniciativas relacionadas à tecnologia do motor Total Flex. O Way to Zero Center, localizado na fábrica da Anchieta, é um espaço onde são realizadas pesquisas que contribuem para a redução de emissões do setor automotivo, com projetos e tecnologias que incluem a pesquisa com etanol.
“Eu creio que a maior mudança nestes 20 anos foi o propósito do Flex. Assim como o etanol na década de 1980, o Flex foi uma resposta a uma demanda econômica. Agora ele se tornou uma alternativa muito interessante para a descarbonização da mobilidade no Brasil e em países com potencial para produzir esse combustível de forma sustentável”, pontua Roger Guilherme, gerente do Way to Zero Center.
Reforçando o foco na redução da emissão de poluentes e sustentabilidade, a Volkswagen firmou o Programa Abasteça Consciente, em parceria com diversas empresas, para estimular o uso do etanol. Além disso, dispõe de uma calculadora digital de consumo de combustível e emissão de CO2, disponível no aplicativo Meu VW.