Benê Gomes
Centro Educacional de Trânsito Honda completa 25 anos
O público atendido pelo CETH é formado por frotistas de empresas privadas e órgãos públicos
Lá nos anos de 1970, a Honda já percebia a importância da educação no trânsito para garantir a segurança de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. Com a ampla divulgação do tema e o desenvolvimento de cursos volantes em várias capitais, a empresa acabou despertando a atenção e o apoio das concessionárias. Assim nasceu o primeiro Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), inaugurado em 1998, na cidade de Indaiatuba (SP). Hoje, o projeto conta com outras duas unidades: em Recife, inaugurada em 2006; e Manaus, desde 2013.
O público atendido pelo CETH é formado por frotistas de empresas privadas e órgãos públicos, como o Exército, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Samu. Todos recebem esclarecimento e treinamento específicos de suas áreas de atuação, com o objetivo de melhorar a capacitação no desempenho de suas funções.
Em parceria com o Detran e Cetran de vários estados, o CETH promove também cursos de formação para instrutores de direção de motocicletas nos Centros de Formação de Condutores (CFC) e moto-escolas. Nas unidades do CETH, os treinamentos são realizados em salas de aula e em simuladores, o que dá oportunidade para os alunos vivenciarem todo tipo de situações de trânsito e aprenderem a reagir de forma segura. Na etapa final, os alunos instrutores pilotam nas pistas do CETH para prática real de tudo o que aprenderam.
Atualmente, a Honda já ampliou sua iniciativa com a criação de Centros Educacionais de Trânsito dentro das próprias concessionárias, além das Unidades Móveis de Pilotagem. Segundo Marcelo Langrafe, diretor comercial da Moto Honda e CRM da Honda South América, essas iniciativas voltadas para a conscientização e treinamento de novos condutores são fundamentais para tornar o trânsito mais harmonioso e seguro.
Clubinho Honda
Para estimular a reflexão sobre o tema desde cedo, em 1992 a marca criou o Clubinho Honda - Trânsito Amigo, iniciativa voltada ao público infantil. O projeto realiza atividades educativas para as crianças despertarem a consciência sobre atitudes que podem deixar o trânsito mais seguro e harmonioso. Inicialmente oferecido nas unidades do CETH, agora o trabalho é levado também para dentro de escolas públicas e privadas.
O CETH de Indaiatuba tem também um espaço dedicado aos amantes das motocicletas, o museu Honda Fan Club (HFC). São 74 modelos em exposição, desde as clássicas, como a CG 125 de 1976, a primeira produzida pela Honda no Brasil, até modelos dos anos 2000, como a CBR 1000RR Fireblade, edição comemorativa Marc Marquez. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3198-2615.
Galeria
Confira a galeria de fotos