Benê Gomes
Nissan Versa está de volta ao jogo e continua um sedã elegante
À espera da versão reestilizada, modelo 2023 chega com reforços em segurança e multimídia
O Versa está de volta ao jogo, como a Nissan deixou bem claro numa breve reapresentação das virtudes e capacidades do seu sedã. Isso porque, com a pandemia e a dificuldade da indústria com falta de componentes, a linha de produção do Versa também foi afetada, o que comprometeu a importação das unidades para o Brasil.
Então, ele segue igual e elegante, com carroceria marcada por vincos, dianteira com faróis mais estreitos -- com luz de LED na versão Exclusive -- e a grade em “V” confirmando a identidade dos modelos Nissan no mundo. Nas versões Advance e Exclusive, as rodas são de liga leve, de 16 e 17 polegadas, respectivamente.
O interior do Versa mantém a característica mais neutra do acabamento, que quase beira à simplicidade em alguns pontos, mas é diferenciada na versão Exclusive, que tem painel frontal com revestimento almofadado em tom cinza formando um bonito contraste com detalhes em preto. Esse é o mesmo conjunto do SUV Kicks.
E é dentro da versão Exclusive que a Nissan confirmou uma das novidades da linha 2023: o carregador de celular por indução. No mais, tudo igual: oferece o bom sistema multimídia Nissan Connect com tela de 7”, espelhamento de smartphone e GPS integrado, mais três entradas USB, duas para os passageiros traseiros. O painel de instrumentos é digital nas versões Advance e Exclusive, com tela de 7 polegadas colorida.
Para relembrar também, a nova plataforma utilizada nesta geração do Versa, além de ter permitido a inclusão de mais recursos tecnológicos, trouxe benefícios estruturais. Com o uso de aços de alta resistência, por exemplo, o sedã aumentou a rigidez torcional, o que reforçou a aerodinâmica e tornou o Versa ainda mais seguro. Mesma coisa para o novo ajuste de suspensão, com direito à inclusão de novos sistemas de fixação. Alterações que deixaram o sedã muito equilibrado.
Merece mais
A situação só não é melhor porque o Versa segue equipado com o motor 1.6 flex aspirado, que acabou perdendo um pouquinho de força na linha 2023, consequência da nova calibração do motor para adequação aos novos limites de emissões. A diferença é praticamente imperceptível, mas existe: a potência caiu de 114 para 113 cavalos, e o torque foi reduzido de 15,5 para 15,3 Kgfm.
Já a transmissão é automática do tipo CVT e, se você lembra, o Versa sofre um pouco com isso, porque as boas faixas de potência e torque são alcançadas em rotações altas, ou seja, em retomadas é normal o giro do motor subir rápido e o ronco do motor invadir a cabine. Na cidade, isso não incomoda, na estrada, um pouco sim. Mas nada que uma boa administração da aceleração não resolva. Até porque, depois de embalado, o Versa vai bem.
Ponto positivo é o consumo de combustível, com médias 11,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina. Mas ele também continua com o tanque de combustível de 41 litros, o que compromete a autonomia e obriga-te a abastecer com mais frequência.
O Versa não pode ser questionado quanto à segurança. Conta com seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, para dar alguns exemplos dos itens disponíveis desde a versão Sense, a de entrada da linha, e que agora também conta com faróis de neblina e faróis principais com DRL integrado. Na versão topo, mantém os recursos semiautônomos, como alerta de colisão frontal com frenagem automática, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro.
Pois é assim que o Versa está de volta ao jogo. Nesse momento, sem grandes pretensões da Nissan com o volume de vendas, mas com a tranquilidade de quem vende todas as unidades que consegue trazer para o Brasil. Mas a situação pode melhorar quando a versão reestilizada e mais equipada chegar por aqui.
Preços Nissan Versa 1.6 flex 2023
Sense CVT: R$ 100.190,00
Advance: R$ 109.370,00
Exclusive CVT: R$ 121.690,00
Galeria
Confira a galeria de fotos