Benê Gomes
Aceleração do E-J7 é digna dos sedãs alemães a combustão
A velocidade é limitada a 150 km por hora e a autonomia prevista é de 402 quilômetros
A JAC alardeou a boa aceleração de 0 a 100 km/h do E-J7 -- de 5,9 segundos -- por ser melhor até do que o alemão BMW Série 3 com motor a combustão. E esse é um ponto forte do E-J7 sim, um 100% elétrico com 193 cavalos de potência e 34,7 kgfm de torque. Mesmo grandalhão (tem 4,77 metros de comprimento), ele responde rápido a cada pisada no acelerador, como um autêntico 100% elétrico.
A velocidade é limitada a 150 km por hora e a autonomia prevista é de 402 quilômetros, algo difícil de ser alcançado se o motorista não foca numa condução eficiente, como acontece com qualquer elétrico.
Para atingir a meta prometida, é preciso explorar bem, por exemplo, o sistema i-Pedal -- que aproveita a desaceleração do carro para recuperar a carga das baterias -- ou evitar o uso do ar-condicionado e as “divertidas” retomadas de aceleração.
Na média, andando com o E-J7, ele cumpre a proposta de um bom sedã, roda macio e silencioso e tem suspensão confortável. Mas, nesse ponto, merece um ajuste para garantir mais firmeza em curvas e em alta velocidade. O bom é que oferece direção com assistência elétrica com três modos: conforto, padrão ou sport.
Não falha nos itens de segurança, com seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros. Mas não tem recursos de condução semiautônoma.
Para recarregar a bateria, o E-J7 traz tomada no padrão chinês, não é o tipo 2 europeu, a mais comum no Brasil. Por isso, ele vem equipado com um cabo adaptador para tomada doméstica e outro para ser utilizado nos eletropostos.
Na tomada doméstica de 220V, leva mais de 12 horas para atingir a carga completa, mas em postos de carga rápida, o tempo é bem curto, entre 50 e 60 minutos, caso a bateria esteja zerada.
O JAC E-J7 chegou como o primeiro sedã 100% elétrico em nosso mercado, título que já perdeu para um concorrente que também veio da China. Mas tem seu valor como um sedã bonito, com bom conteúdo, bastante espaço, disposição para acelerar e alinhado com a proposta sustentável.
É uma boa opção para quem já quer e pode lançar-se no universo dos carros 100% elétricos mais elegantes e confortáveis, mas pagando um pouco menos por isso. Não por acaso, vem caindo como uma luva para quem trabalha com transporte executivo ou por aplicativos.
Preço JAC E-JT: R$ 252.900 (SP)