Benê Gomes
Virtus aposta na sofisticação e chega às lojas em cinco versões
Volkswagen ajusta o visual do sedã 2023, que ficou mais longo e turbinado em todas as versões
Depois do novo Polo, lançado no finalzinho de 2022, agora, é a vez do sedã VW Virtus chegar às lojas com a renovação aplicada no hatch. Os mais desatentos podem até não perceber a mudança no desenho, mas o Virtus cresceu quase oito centímetros no comprimento e ficou diferente, sim.
A frente está mais alta, o logo foi reposicionado, o para-choque recebeu novo formato e esticou 6,9 centímetros, com direito a um arranjo na parte de baixo em preto.
Ponto marcante também é o conjunto de faróis, o mesmo do Nivus, com desenho afilado e iluminação de LED, e que, agora, é item de série em todas as versões. Na lateral, tudo praticamente igual, a não ser pelas opções de rodas, que podem ter 16, 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão.
A traseira esticou também -- um centímetro a mais -- com o novo para-choque equipado com um difusor na cor preta. Já as lanternas ganharam iluminação em LED em todas as versões.
O porta-malas mantém a boa capacidade de 421 litros e, desde a primeira versão, oferece sensor de estacionamento traseiro.
Agora, o Virtus conta com cinco versões, três inéditas, e todas turbinadas. Duas das novas versões passam a ser as opções de entrada, equipadas com o motor 170 TSI, o mesmo que equipava o Up!.
São 116 cavalos de potência e 16,5 kgfm de torque, devidamente recalibrado para o Virtus. Pode ser equipado com câmbio manual ou automático. Já as versões Confortline e Highline seguem com o motor 200 TSI de 128 cavalos de potência.
Inédita versão Exclusive
Uma boa surpresa da linha 2023 é a versão Exclusive, opção que transforma o Virtus em um sedã mais sofisticado. Traz o mesmo conjunto da versão GTS, o 1.0 turbo de três cilindros, de 150 cavalos de potência, mais câmbio automático de seis velocidades e acerto de suspensão compatível com a força do motor.
E, por causa disso, o Virtus GTS saiu de linha. A ideia da marca, além de evitar que o Virtus “concorra” com o Jetta GLi, é beliscar também o segmento dos sedãs médios, afinal, o modelo tem espaço próximo ao do Toyota Corolla e, com a versão Exclusive, pode encantar pelo refinamento que o cliente desse segmento procura.
No desenho externo, destaca-se pelas rodas de liga diamantadas de 18 polegadas e exclusividades como frisos em cinza nos para-choques, emblema da versão na grade dianteira e aerofólio na tampa do porta-malas.
Há muito capricho dentro, com acabamento que imita o couro na cor marrom-mocca, costuras duplas aparentes, superfícies emborrachadas e assinatura da versão em alto-relevo no painel, entre outros.
Traz o conjunto de instrumentos digital configurável de 10,25 polegadas e o multimídia VW Play com todos os recursos de conectividade já conhecidos da marca.
Ganhou carregador de celular por indução em todas as versões; enquanto ar-condicionado digital Climatronic, chave presencial e partida por botão estão somente a partir da versão Confortline.
Outra boa novidade da nova linha é a oferta de painel 100% digital em todas as versões, inclusive nas duas mais simples, que trazem a tela de oito polegadas e o sistema de som Composition Touch com a pequena tela de 6,5 polegadas e com recursos de conectividade.
Segurança reforçada
Na linha 2023, todas as versões passam a contar com seis airbags e o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), alerta de colisão com frenagem automática e mais um recurso importante, disponível a partir da versão Highline: o alerta em frenagem de manobra. Trata-se de um dispositivo eficiente nas manobras de estacionamento quando o motorista não percebe que há um obstáculo ou um carro passando atrás.
No mais, vale atenção para o desempenho do Virtus com o motor 170 TSi, o 1.0 de três cilindros aspirados de 116 cavalos de potência e 16,5 kgfm de torque. Ele encaixou-se bem no Virtus com o câmbio automático, formando uma receita que pode funcionar no mercado pela relação custo-benefício interessante.
Mesmo tratando-se de um modelo maior e mais pesado, entrega desempenho satisfatório e com garantia de consumo moderado. Os números oficiais com câmbio automático são positivos: com gasolina, 12,2 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.
Ou seja, o Virtus 2023 ficou melhor com o novo visual, o reforço de segurança, a versatilidade da linha com novas opções, além da refinada versão Exclusive, que chega no próximo mês cheia de apetite para nadar na praia dos sedãs médios.
VW Virtus 2023
Versões e preços
170 TSI MT: R$ 103.990
170 TSI AUT: R$ 112.990
Confortline: R$ 121.990
Highline: R$ 130.030
Exclusive: R$ 144.990
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