Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Ranger FX4 ajuda você a encarar o off-road com elegância

Picape da Ford continua como uma opção interessante, mesmo com a nova geração batendo à porta

04 de Fevereiro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A FX4 utiliza o motor Duratorq 3.2 turbodiesel de 200 cavalos de potência e torque de 47,9 kgfm, o mais forte da linha Ranger
A FX4 utiliza o motor Duratorq 3.2 turbodiesel de 200 cavalos de potência e torque de 47,9 kgfm, o mais forte da linha Ranger (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

A Ranger FX4 está prestes a completar um ano e, assim como toda a linha de picape, vive seus últimos meses de vida em nosso mercado. Isso porque, desde o ano passado, a nova geração vem sendo preparada para o Brasil e, a essa altura, já está praticamente pronta para a estreia.

A FX4 nasceu da boa aceitação dos modelos Black e Storm, condição que estimulou a Ford a criar uma versão voltada para os consumidores que buscam uma picape com real disposição para o off-road, mas que também valorizam requinte e conforto.

O nome FX4 começou a ser usado pela Ford no começo dos anos 2000 para identificar o pacote off-road de suas picapes, formado pela junção de Ford e 4x4. Para criar a Ranger FX4, a Ford pegou a XLT e incluiu, além do visual totalmente ligado ao mundo 4X4, alguns opcionais da picape como itens de série.

No desenho externo, ganhou agressividade com a retirada de todos os detalhes cromados e a entrada de alargadores de para-lama em preto fosco, grade dianteira exclusiva e base do para-choque em preto brilhante conectada aos faróis Full-Led com lentes escuras.

Na traseira, segue o tom com santantônio, adesivo vermelho FX4 em alto relevo, nome Ranger em letras grandes, lanternas escurecidas, pintura em preto brilhante no para-choque, retrovisores e maçanetas. Tem ainda uma faixa cinza na região inferior das portas, acima dos estribos tipo plataforma, e outra assinatura FX4 em vermelho.

Para garantir a desenvoltura em terrenos desafiadores, é equipada com rodas de 18 polegadas e pneus Pirelli Scorpion 265/60 R18 All Terrain (50% on-road e 50% off-road). Agora, para quem realmente tem a pretensão de enfrentar trilhas mais pesadas, o ideal é investir em um jogo de pneus um pouco mais borrachudos. A própria Ford disponibiliza, como opcional, rodas de 17 polegadas com pneus 265/65 R17 All Terrain Plus, mesmo conjunto utilizado na versão Storm.

Motor mais forte

A Ranger FX4 utiliza o motor Duratorq 3.2 turbodiesel de 200 cavalos de potência e torque de 47,9 kgfm, o mais forte da linha Ranger. A transmissão é automática de seis velocidades, tem tração 4X4 e diferencial traseiro blocante. Essa versão não recebeu nenhum ajuste diferente, mas nem precisava, afinal, tem força e recursos suficientes para o trabalho pesado ou para encarar numa trilha com nível de desafio de médio para alto. A Ranger FX4 pode encarar travessia de lagos e rios com profundidade de até 80 centímetros -- basta instalar um snorkel, acessório também oferecido pela marca.

De qualquer forma, para os que priorizam o conforto, mesmo em um utilitário com essa proposta, a Ranger FX4 é bem agradável. Tem espaço eficiente para até cinco passageiros e mordomias de carro de passeio, como direção com assistência elétrica, ajuste elétrico para o banco do motorista, ar-condicionado digital de dupla zona, central multimídia com tela de 8 polegadas, espelhamento de smartphone, entre outros.

Conta também com o FordPass Connect, aplicativo que reúne várias informações sobre a picape e permite o acionamento de alguns recursos remotamente, como dar partida no motor e climatizar a cabine.

É bem servida de itens de segurança, com sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

A Ranger FX4 tem o mesmo preço e o bom pacote de conforto, tecnologia, segurança e robustez encontrado na XLT. No entanto, agrega visual e recursos que agradam em cheio ao verdadeiro frequentador do universo off-road. A receita funcionou bem até aqui e deve seguir assim até o final do estoque da atual geração, já que a nova Ranger está chegando.

E esse é mais um ponto a ser considerado por quem estiver de olho numa Ranger FX4: é momento para conseguir descontos interessantes, pois a Ford já deve estar em pleno processo de queima de estoque para abrir espaço para a nova Ranger. E quem levar a atual geração para casa não vai ter do que reclamar.

Ford Ranger FX4 3.2 Diesel 4X4 AT 2023: R$ 308.190,00

Galeria

Confira a galeria de fotos