Benê Gomes
VW tem três versões históricas do modelo preservadas
Em seu primeiro ano de produção, o Fusca vendeu 8.406 unidades e, a partir de 1962, já era o grande líder do mercado, com um total de 31.014 unidades

Criado pelo professor Ferdinand Porsche e batizado Volkswagen Sedan, o primeiro fusca nacional foi produzido em 1959. Era o início de uma longa e bonita história do modelo em nosso País. Em seu primeiro ano de produção, o Fusca vendeu 8.406 unidades e, a partir de 1962, já era o grande líder do mercado, com um total de 31.014 unidades. O Fusca foi líder do mercado por 23 anos.
Para celebrar a data nacional que homenageia o seu mais tradicional modelo, a VW do Brasil recebeu membros do Fusca Clube do Brasil e Fusca Club ABC em sua Garagem VW -- dentro da unidade Anchieta, São Bernardo do Campo. É lá que três fuscas raros repousam tranquilamente sob os olhares atentos do time da engenharia da marca: modelos dos anos de 1986, 1993 e 1996.
“A oportunidade de gerenciar um acervo de veículos clássicos traz um misto de desafio, ao preservar essa história pelos próximos anos, e também de muita nostalgia, por poder viver cada produto, pensando em como aquela unidade marcou a indústria do País”, diz André Drigo, Gerente Executivo do Desenvolvimento do Produto.
Confira os Fuscas
VW Fusca 1986 - Esta unidade na cor vermelha saiu diretamente da linha de produção e está entre os últimos fabricados na “primeira fase” do modelo, que foi de 1959 a 1986. É equipado com motor 1.600 cm³ a álcool.
VW Fusca 1993, o Fusca Itamar - O Fusca voltou a ser fabricado em 1993 a pedido do então presidente da República, Itamar Franco. Esse exemplar é exatamente o mesmo veículo apresentado a Itamar Franco na celebração do retorno da produção. Seu valor histórico é inestimável.
VW Fusca 1996 conversível - Em 1996, a produção do Fusca no Brasil foi encerrada definitivamente. A VW criou a Série Ouro: foram 1.368 exemplares diferenciados dos demais Fuscas Itamar por faróis auxiliares, lanternas escurecidas, logotipo nas laterais e a plaqueta “Fusca”, na tampa do motor, em dourado. Dentro, trazia bancos com revestimento de Pointer GTI, volante de Gol, painel com fundo branco e vidros verdes. Encerrada a produção do Série Ouro, outros três exemplares foram convertidos em conversíveis pela Sulam (tradicional transformadora de veículos fundada em 1973).
O último desses, chassi número 9BWZZZ113TP006623, pertence ao acervo histórico da Volkswagen do Brasil. Tem o motor injetado 1600 cm³ a gasolina, produzido para o mercado mexicano.
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