Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

O trunfo da Caoa Chery na eletrificação

100% elétrico, o pequeno iCar foi líder de vendas em 2022

22 de Janeiro de 2023 às 00:06
Cruzeiro do Sul [email protected]
Simpático e
Simpático e "curtinho" (3,20 metros), o iCar tem proposta urbana e gera o equivalente a 61 cv de potência, o que garante boa agilidade (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Em 2022, a Caoa Chery no Brasil apostou forte na eletrificação de toda sua linha de automóveis comercializada no Brasil. Em seu portfólio, conta com as versões híbridas dos SUVs Tiggo 5, 7, 8 e o sedã Arizzo 6, e fecha o grupo com o 100% elétrico iCar.

Com visual simpático, o iCar é um modelo curtinho, mede 3,20 metros e foi desenvolvido para cumprir a proposta urbana. Para ajudar na eficiência energética, sua carroceria é toda feita de um composto que mistura alumínio de aviação e polímeros de alta resistência. Assim, quando você toca em qualquer parte da carroceria dele, tudo é mais maleável, como se fosse puro plástico. Aí, tem um ponto bem curioso: a peça do capô, também de “plástico”, ao ser aberta, sai na sua mão. Isso mesmo, ela não é presa por dobradiças ou mola a gás, pois foi projetada para ser retirada nos momentos de manutenção.

O iCar tem faróis halógenos do tipo canhão, luz de condução diurna, barras decorativas no teto, aerofólio traseiro e rodas de liga leve de 15 polegadas. Como tem apenas duas portas, traz um sistema elétrico que faz o banco do passageiro dianteiro correr sobre um trilho para abrir espaço confortável para a pessoa entrar. Já o espaço para os passageiros atrás, não tem jeito, é bem modesto, ideal mesmo para duas crianças. Mesma coisa para o porta-malas, de apenas 100 litros de capacidade, mas que pode ganhar espaço de carro grande com os bancos rebatidos, subindo para 380 litros.


Interior futurista


Dentro, o iCar carrega um ar de modelo família Jetsons, mas com direito a acabamento geral típico de carro de luxo. Os tons azuis claros predominam nos revestimentos, tem apliques que lembram aço escovado, teto panorâmico, ar-condicionado automático, carregador de celular por indução, volante com base reta e painel de instrumentos 100% digital. Bonita e moderna é a tela do sistema multimídia de 10,25 polegadas posicionada na vertical (assim como nos modelos Volvo). Ela rouba a atenção no painel frontal com as imagens, por exemplo, do processo de regeneração de energia, e é nela também que o usuário configura vários recursos do carro e do sistema de som.


Sem pressa


Dirigir o iCar é algo que também pode garantir um sorriso no rosto. Tem um motor elétrico bastante disposto, que gera o equivalente a 61 cv de potência, um bom torque de 15,3 kgfm, e dois modos de condução, Sport e Eco. É força suficiente para o tamanho dele e tem aquela reação típica de carro elétrico quando você pisa fundo para arrancar. Mas não se empolgue, o negócio dele não é andar muito rápido, faz de 0 a 100 Km/h em 12,9 segundos. No entanto, não causa frustração -- aliás, o contrário.

Por ser curtinho e contar com suspensão independente nos dois eixos com acerto um pouquinho rígido, empolga porque te deixa perceber melhor as reações dinâmicas do carro. Mas a proposta não é exatamente essa, mas sim, contribuir com a redução de emissões e ser muito prático na rotina na cidade ou em pequenas viagens a dois. Nesse quesito, não falha, oferecendo autonomia de 282 km com uma carga completa.

Aliás, a recarga poder ser feita em apenas 36 minutos em eletropostos de carga rápida, ou em cerca de cinco horas em sistema de carregamento portátil (de parede), e em até 11 horas com carregador portátil em tomada de 220V. No quesito segurança, tem o necessário, com airbag duplo frontal, controle eletrônico de tração, assistente de partida em rampa e monitor de pressão dos pneus.


Líder entre os pequenos


Lançado em junho de 2022, o iCar pode ser considerado um modelo bem sucedido aqui, confirmando a aposta da Caoa Chery nos eletrificados. Chegou como o mais barato do grupo dos subcompactos 100% elétricos -- que reúne ainda o JAC JS1 e o Renault Kwid e-Tech -- mas perdeu essa condição recentemente para o modelo JAC. Algo que não tirou do iCar a liderança do segmento em 2022, com 782 unidades vendidas. Volume pequeno se comparado a um compacto a combustão, mas muito representativo para o ainda modesto mercado nacional de veículos elétricos.

Preço Caoa Chery iCar: R$ 149.990,00 (SP)

Galeria

Confira a galeria de fotos