Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Kicks 2023 ganha novas versões e conteúdos

SUV mantém visual atraente e o mesmo motor 1.6 Flex

15 de Janeiro de 2023 às 01:26
Cruzeiro do Sul [email protected]
Todas as versões agora têm câmbio automático do tipo CVT; a Active, antes exclusiva para o público PCD, foi reposicionada como a opção de entrada
Todas as versões agora têm câmbio automático do tipo CVT; a Active, antes exclusiva para o público PCD, foi reposicionada como a opção de entrada (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

A última grande alteração aplicada no Nissan Kicks aconteceu em 2021. A linha 2023 segue basicamente com o mesmo visual -- ainda bem atraente, é verdade. Mesmo assim, tem pequenas novidades apresentadas no último trimestre de 2022.

O ponto de partida foi a extinção da versão com câmbio manual e a criação de novas versões para a linha, que agora reúne sete opções, todas com o câmbio automático do tipo CVT. Depois, a Active, antes exclusiva para o público PCD, foi reposicionada como a opção de entrada do SUV compacto no Brasil. A partir desse reposicionamento, a Nissan trouxe novos conteúdos, como o console central e apoio de braço redesenhados, e duas novas entradas USB do tipo “A” -- uma dianteira e outra traseira com capacidade de carga 25% maior. Esses itens estão disponíveis a partir da versão Advance. Outro incremento foi para a versão Advance Pack Plus, que ganhou o retrovisor interno eletrocrômico como item de série.

O bom sistema multimídia e os alto-falantes Bose no apoio de cabeça são atrativos da versão Exclusive CVT + Pack Tech - MATHEUS SIMANOVICIUS
O bom sistema multimídia e os alto-falantes Bose no apoio de cabeça são atrativos da versão Exclusive CVT + Pack Tech (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

A Exclusive CVT + Pack Tech, versão conferida nesta avaliação, é a topo de linha e reúne tudo o que ele tem para oferecer. O acabamento traz revestimento sintético na cor marrom e faz um bonito contraste com os tons pretos e costuras brancas. Novo também é o carregador de indução para telefone celular. O sistema multimídia é o mesmo, tem tela de 8 polegadas e todos os recursos de conectividade que apreciamos. Só não avançou no processo de espelhamento de smartphone, que ainda exige uso de cabo. Já no quesito diversão, esta versão tem um sistema de som bem elaborado, assinado pela Bose. São oito alto-falantes, sendo que dois estão instalados nas laterais do apoio de cabeça do motorista. Algo diferente e que tem proposta de oferecer uma experiência diferente quando o condutor aciona o som do carro.

O bom sistema multimídia e os alto-falantes Bose no apoio de cabeça são atrativos da versão Exclusive CVT + Pack Tech - MATHEUS SIMANOVICIUS
O bom sistema multimídia e os alto-falantes Bose no apoio de cabeça são atrativos da versão Exclusive CVT + Pack Tech (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

O Kicks é bastante seguro, tem seis airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade, por exemplo. Agora, apesar de ser exclusividade da versão mais cara, merece atenção o pacote Nissan Safety Shield. Com ele, esse SUV compacto oferece vários dispositivos inteligentes de assistência à condução: alerta de colisão com frenagem automática, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego, câmera traseira, alerta de mudança de faixa e leitor de placas de trânsito.

Econômico, motor não empolga

A grade dianteira agora ostenta o novo logo Nissan Next - MATHEUS SIMANOVICIUS
A grade dianteira agora ostenta o novo logo Nissan Next (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

O Kicks 2023 não tem novidades na hora de acelerar. Mantém o motor 1.6 flex de 114 cavalos e 15,5 Kgfm de torque, mais a transmissão automática CVT. O conjunto cumpre a proposta projetada para o carro, mas não entrega muita agilidade. Para retomar velocidade e alcançar respostas mais ágeis, a transmissão eleva muito a rotação do motor e o ronco sobe na mesma proporção. Está distante do comportamento encontrado nos novos motores 1.0 turbo. Em compensação, pra quem prioriza economia de combustível, entrega boas médias: 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (com gasolina). Ponto fraco -- e que não foi alterado -- é o tanque de combustível pequeno, com 41 litros, o que obriga reabastecimento com maior frequência, ainda mais se a opção for andar só com etanol.

A linha 2023 do Kicks ganhou ainda uma nova opção de cor, a cinza grafite, e também o novo logo Nissan Next aplicado na grade dianteira, nas rodas, na tampa do porta-malas e no miolo do volante. Com esses ajustes, o Kicks manteve em 2022 uma posição intermediária no mercado, como o quinto mais vendido entre os SUVs compactos. Por força de suas características positivas, como visual simpático e atraente, bons equipamentos e desenvoltura no uso urbano. Ou seja, seguiu como uma boa segunda opção frente às estrelas do segmento: o Chevrolet Tracker, VW T-Cross e Hyundai Creta, nessa ordem, os três mais vendidos em 2022.

Mas poderá fazer diferente neste 2023 com uma nova versão híbrida. Uma ação que a Nissan vem desenhando para o Brasil não é de hoje e que confirmou a realização para este ano. Só resta saber se o Kicks realmente será o escolhido para inaugurar o sistema de propulsão híbrida da Nissan - e-Power - por aqui.

 

Preços/ Nissan Kicks 2023

1.6 Active CVT: R$ 110.990

1.6 Sense CVT: R$ 121.590

1.6 Advance CVT: R$ 130.690

1.6 Exclusive CVT: R$ 146.690

Galeria

Confira a galeria de fotos