Benê Gomes
Vai viajar? Antes de pegar estrada, faça a revisão de férias
A manutenção preventiva é um ponto básico para garantir a segurança e evitar gastos desnecessários
Final de ano é aquele período para tirarmos do papel a esperada viagem com a família ou amigos. Mas, para tudo dar certo, é importante fazer uma revisão básica do seu carro. A manutenção preventiva é um ponto básico para garantir a segurança e evitar gastos desnecessários, pois é possível também antecipar problemas e evitar a substituição de peças.
O primeiro passo, antes de arrumar as malas, é procurar um profissional de confiança e pedir para que cheque aqueles itens que não podem ficar de fora de uma boa revisão. Como explica César Alves, da Sady Retífica de Motores, “no caso de uma correia dentada, quando você faz a revisão preventiva, dá para perceber se há início de desgaste, o que é resolvido só com a troca do kit da correia. Agora, se não perceber e deixar a correia arrebentar, vai gastar muito mais dinheiro com problemas como o empenamento de válvulas ou casos ainda mais graves e que exigem a retífica do motor.”
Para quem segue a cartilha de manutenção recomendada pelo fabricante do veículo, a manutenção preventiva se torna muito simples, como destaca Eduardo Guimarães, especialista técnico da Nakata. “É só seguir a lista básica, começando pelas palhetas do para-brisa, fundamentais em dias de chuva; os pneus, não só o desgaste, mas também o alinhamento, balanceamento e calibragem; e o conjunto de suspensão e seus componentes, como molas, amortecedores, buchas, terminais e bandeja. Depois, todo o sistema de freios, muito importante também; o óleo lubrificante, que pode até oxidar se o prazo de troca for muito longo, uma situação que pode fazer o motor fundir. E vale chamar a atenção para o sistema de arrefecimento, esse um item que sempre é esquecido e acaba provocando o superaquecimento. Por isso a gente vê muitos carros parados na estrada, com capô aberto e motor fervendo; só porque não foi feita a manutenção correta”.
Todos esses cuidados estão bem explicados no manual do proprietário que acompanha o veículo. Mas, além dessa lista básica, outros itens fundamentais merecem atenção: o estepe e o kit de emergência para troca de pneu, a carteira de habilitação e o documento do veículo, que precisa estar com o licenciamento em dia.
Como seu carro devidamente revisado, coloque na conta outros benefícios de muito valor, como a sua colaboração com a redução de poluentes e o indiscutível benefício oferecido por um carro bem conservado: a valorização na hora da revenda.
Confira antes de viajar:
- Palhetas do limpador do para-brisa
- Estado dos pneus (+ alinhamento, balanceamento e pressão)
- Conjunto de suspensão
- Sistema de freios
- Óleo lubrificante
- Sistema de arrefecimento
- Sistema elétrico e de iluminação
- Estepe e kit para troca de pneu
- Documento do veículo e carteira de habilitação.
Agradecimentos: www.sady.com.br / www.nakata.com.br
Galeria
Confira a galeria de fotos