Benê Gomes
Transit Furgão é exemplo de como são as novas vans comerciais
Modelo traz alta conectividade e mimos de carros de passeio

As vans comerciais do tipo furgão são presença cada vez mais fortes em nossas ruas. Reflexo, entre outros, do nosso novo hábito de consumo, agora muito voltado para o comércio eletrônico. Comportamento que estimulou o mercado de transporte de carga e também a chegada de modelos como a Ford Transit, uma van comercial confortável, bastante segura e conectada.
Hoje as empresas de e-commerce estão entre as grandes clientes desse tipo de veículo no Brasil, mas a Transit pode ser vista com facilidade ainda em outros segmentos, um deles, bem importante: o de ambulâncias. O modelo tem algumas soluções interessantes, como a porta corrediça lateral - que facilita o manuseio de carga dentro da cidade - mas com uma abertura generosa, de 1,30 metro de largura.
Esse, um ponto facilitador quando pensamos no trabalho nos grandes galpões de estoque, pois permite que a empilhadeira entre com os garfos no interior do furgão e deposite o pallet sem nenhuma operação manual.
Tecnologia a serviço da produtividade
Como sai de fábrica com um modem instalado, a central de assistência da marca fica sempre
abastecida de informações sobre o veículo. Então, em caso de pane na rua, por exemplo, o motorista pode acionar a assistência e falar direto com o chefe de oficina da concessionária mais próxima.
Ele tenta resolver o problema no próprio local e, se não for possível, transfere a van para a concessionária e executa o reparo o mais breve possível. Aliás, nessa questão de suporte para produtividade, a Transit tem o FordPass Connect, aplicativo que dá acesso a muitos serviços e pode gerar relatórios sobre distâncias percorridas, consumo, desgaste de componentes, entre outros.
E como o veículo está sempre conectado, o próprio serviço de assistência Ford pode entrar em contato para alertar sobre algum problema acusado pelo sistema e propor a solução. Isso faz parte de um programa de manutenção preventiva oferecido gratuitamente durante o primeiro ano de uso da Transit.
Pode ser conduzida por motoristas da categoria ‘B‘
A Transit tem muitas características de carro de passeio. O primeiro ponto e bem positivo, é que pode ser conduzida por motoristas da categoria ‘B‘. Depois, tem comodidades para deixar motorista e dois parceiros de trabalho em boas condições: ajuste de altura e profundidade para o volante, banco do motorista com ajuste de altura, a câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado, sistema multimídia Sync, da Ford, com tela tátil de 8‘ e todos os recursos de conectividade.
O motor é o 2.0 Ecoblue turbodiesel de 170 cavalos de potência e 39,7 Kgfm de torque, tem Start & Stop, que liga e desliga motor no trânsito urbano para reduzir consumo e emissões. A transmissão é manual de 6 velocidades e a tração, esse um ponto importante para um carro desse segmento, é sempre traseira. Entrega força para o trabalho pesado e agilidade quando o veículo está mais leve.
O acerto de suspensão é firme o suficiente para um veículo de carga, mas sem comprometer o
conforto, inclusive pelo bom isolamento da cabine. O nível de segurança é outro diferencial. O
pacote Advancetrac reúne controles eletrônicos de estabilidade e tração, controle anticapotamento, assistente de estabilização de vento lateral e de partida em rampa, para citar os principais.
A Ford Transit furgão é uma boa referência desse novo momento dos veículos de transporte de cargas e com grande aptidão para os serviços de entregas urbanas. E para 2023, além das versões furgão e minibus já comercializadas aqui, a Ford confirmou a chegada de novas opções chassis cabine, uma exclusiva automática com transmissão de 10 velocidades, e a 100% elétrica e-Transit.
Galeria
Confira a galeria de fotos