Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

HB20S fica mais bonito e seguro

Sedã está mais elegante, mas não tem o mesmo desempenho de vendas da versão hatch

10 de Dezembro de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O HB20S, ou sedã, agora tem dianteira mais larga e vincos no capô; a grade foi redesenhada e os novos faróis,  ainda halógenos, têm DRL integrados
O HB20S, ou sedã, agora tem dianteira mais larga e vincos no capô; a grade foi redesenhada e os novos faróis, ainda halógenos, têm DRL integrados (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Em 2022, a Hyundai comemorou 10 anos da fábrica brasileira em Piracicaba (SP) -- e da produção do compacto HB20, modelo mais vendido da marca no País. E para comemorar, apresentou uma merecida atualização no HB20, em suas versões hatch e sedã. O HB20S chegou um pouco depois, mas com o mesmo pacote de conteúdo e o visual do hatchback.

A dianteira ficou mais larga, recebeu vincos no capô, grade redesenhada com acabamento preto brilhante, novos faróis ainda halógenos, mas com DRL integrados -- e o para-choque redesenhado. No sedã, a traseira ficou bem mais elegante com as lanternas de LED volumosas e ligadas por uma barra também iluminada na versão topo de linha, a Platinum Plus. O para-choque recebeu um friso preto na parte inferior e refletores nas laterais, fechando um resultado geral bem harmonioso. O HB20 ficou bonito outra vez, não há dúvida.

A alteração nos para-choques esticaram o HB20S, que agora mede 4,32 metros de comprimento. O entre-eixos, segue igual, com 2,53 metros, mas esse não era um problema do HB20S, que recebe bem duas pessoas atrás e até um terceiro no meio.

As lanternas são interligadas por uma barra iluminada  - MATHEUS SIMANOVICIUS
As lanternas são interligadas por uma barra iluminada (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

O porta-malas tem os mesmos 475 litros, alinhado com a proposta do sedã. Dentro, como na versão hatchback, foi aplicada uma renovação básica, com novos revestimentos para os bancos -- que mesclam tecido e couro com costura pespontada na versão topo e tecido escuro nas demais versões.

Recebeu novo painel digital colorido com tela TFT central para as informações do computador de bordo e sistemas do carro. A tela multimídia de 8 polegadas foi renovada, passou a oferecer espelhamento de smartphone sem fio e, logo abaixo, no console central, entrou um carregador de celular por indução.

Smart Sense

O HB20 2023, hatch e sedã, ganhou muito em segurança. Além de seis airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade, na versão topo, conta com o Smart Sense, o conjunto de assistentes de segurança ativa da marca.

Reúne alerta de colisão com frenagem automática que reconhece pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa que também centraliza o carro na pista, assistentes de ponto cego e de tráfego traseiro, mudança de farol alto automático, entre muitos outros recursos interessantes.

Só fica devendo o controle de velocidade adaptativo. E vale o destaque para a plataforma Bluelink e os recursos que podem ser acionados remotamente pelo aplicativo de celular.

O interior tem novo revestimento e multimídia renovada - MATHEUS SIMANOVICIUS
O interior tem novo revestimento e multimídia renovada (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Para acelerar, segue bem interessante na versão Platinum Plus por causa do motor 1.0 turbo flex de três cilindros e injeção direta de combustível, potência de 120 cavalos e 17,5 Kgfm de torque. Como no hatch, o sedã responde rápido nas retomadas e dá conta do recado, mesmo com o carro pesado.

E merece elogio pelas boas médias de consumo. A transmissão é automática e oferece trocas manuais por aletas no volante, a suspensão é bem ajustada para garantir segurança em situações limite, um pouquinho firme, mas com a garantia de conforto esperada em um bom sedã.

O HB20S chegou efetivamente ao mercado nacional no último mês de outubro e, mesmo com todas as boas novidades da linha 2023, não conseguiu gerar impacto adicional nas vendas. Segue como o quarto mais vendido do segmento, atrás de Chevrolet Onix, Fiat Cronos e até do velho VW Voyage.

Situação bem diferente vivida pelo HB20 hatchback, que viu as vendas crescerem com a chegada da nova linha. Até novembro, além de liderar seu segmento, manteve a condição de segundo carro mais vendido do país.

Preço Hyundai HB20S Platinum Plus: R$ 126.490,00

Galeria

Confira a galeria de fotos