Benê Gomes
HB20S fica mais bonito e seguro
Sedã está mais elegante, mas não tem o mesmo desempenho de vendas da versão hatch

Em 2022, a Hyundai comemorou 10 anos da fábrica brasileira em Piracicaba (SP) -- e da produção do compacto HB20, modelo mais vendido da marca no País. E para comemorar, apresentou uma merecida atualização no HB20, em suas versões hatch e sedã. O HB20S chegou um pouco depois, mas com o mesmo pacote de conteúdo e o visual do hatchback.
A dianteira ficou mais larga, recebeu vincos no capô, grade redesenhada com acabamento preto brilhante, novos faróis ainda halógenos, mas com DRL integrados -- e o para-choque redesenhado. No sedã, a traseira ficou bem mais elegante com as lanternas de LED volumosas e ligadas por uma barra também iluminada na versão topo de linha, a Platinum Plus. O para-choque recebeu um friso preto na parte inferior e refletores nas laterais, fechando um resultado geral bem harmonioso. O HB20 ficou bonito outra vez, não há dúvida.
A alteração nos para-choques esticaram o HB20S, que agora mede 4,32 metros de comprimento. O entre-eixos, segue igual, com 2,53 metros, mas esse não era um problema do HB20S, que recebe bem duas pessoas atrás e até um terceiro no meio.
O porta-malas tem os mesmos 475 litros, alinhado com a proposta do sedã. Dentro, como na versão hatchback, foi aplicada uma renovação básica, com novos revestimentos para os bancos -- que mesclam tecido e couro com costura pespontada na versão topo e tecido escuro nas demais versões.
Recebeu novo painel digital colorido com tela TFT central para as informações do computador de bordo e sistemas do carro. A tela multimídia de 8 polegadas foi renovada, passou a oferecer espelhamento de smartphone sem fio e, logo abaixo, no console central, entrou um carregador de celular por indução.
Smart Sense
O HB20 2023, hatch e sedã, ganhou muito em segurança. Além de seis airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade, na versão topo, conta com o Smart Sense, o conjunto de assistentes de segurança ativa da marca.
Reúne alerta de colisão com frenagem automática que reconhece pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa que também centraliza o carro na pista, assistentes de ponto cego e de tráfego traseiro, mudança de farol alto automático, entre muitos outros recursos interessantes.
Só fica devendo o controle de velocidade adaptativo. E vale o destaque para a plataforma Bluelink e os recursos que podem ser acionados remotamente pelo aplicativo de celular.
Para acelerar, segue bem interessante na versão Platinum Plus por causa do motor 1.0 turbo flex de três cilindros e injeção direta de combustível, potência de 120 cavalos e 17,5 Kgfm de torque. Como no hatch, o sedã responde rápido nas retomadas e dá conta do recado, mesmo com o carro pesado.
E merece elogio pelas boas médias de consumo. A transmissão é automática e oferece trocas manuais por aletas no volante, a suspensão é bem ajustada para garantir segurança em situações limite, um pouquinho firme, mas com a garantia de conforto esperada em um bom sedã.
O HB20S chegou efetivamente ao mercado nacional no último mês de outubro e, mesmo com todas as boas novidades da linha 2023, não conseguiu gerar impacto adicional nas vendas. Segue como o quarto mais vendido do segmento, atrás de Chevrolet Onix, Fiat Cronos e até do velho VW Voyage.
Situação bem diferente vivida pelo HB20 hatchback, que viu as vendas crescerem com a chegada da nova linha. Até novembro, além de liderar seu segmento, manteve a condição de segundo carro mais vendido do país.
Preço Hyundai HB20S Platinum Plus: R$ 126.490,00
Galeria
Confira a galeria de fotos