Benê Gomes
New HR-V Touring afasta antigas críticas
Renovado, SUV da Honda traz recursos de condução semiautônoma e motor turbo
Depois da estratégia utilizada pela Honda para o lançamento da terceira geração do HR-V, ficou a curiosidade sobre as versões superiores, a Advance e a Touring, justamente as que receberam o novo motor 1.5 turbo flex. Das duas, a mais chamativa no visual é a Touring, que tem alguns detalhes cromados, como na parte superior dos faróis de LED. Na traseira, além da faixa iluminada que liga as lanternas e a ponteira dupla de escape das versões turbo, traz um recurso interessante no porta-malas. Permite a abertura da tampa com o movimento dos pés -- como visto em vários modelos atualmente -- mas nele há um botão que aciona o fechamento automático da tampa assim que você sai de perto do carro. Bem útil quando você está sozinho e precisa tirar muitos volumes do porta-malas de 354 litros.
Dentro, a versão Touring oferece acabamento superior, couro na cor branca nos bancos, portas e painel frontal, banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado automático digital de duas zonas, entre outros. O painel de instrumentos é quase todo digital, apenas o velocímetro é analógico, a tela do multimídia é de 8” e faz espelhamento de smartphone sem fio. Só ficou devendo o teto solar, que não está disponível nem como opcional.
Acelera rápido
Quem não curtiu as versões do New HR-V com o motor 1.5 flex aspirado de 126 cv, vai ficar satisfeito com a versão turbinada. O motor 1.5 turbo flex tem 177 cavalos de potência e bons 24 Kgfm torque. Na prática, exceto no modo Eco, ele responde rápido e não vacila nas retomadas. Tem a ajuda do bom acerto com a transmissão automática do tipo CVT com opção de trocas manuais simuladas por aletas no volante. Mas uma coisa é certa: ao acelerar forte o HR-V turbinado, ele mantém a característica conhecida dos modelos de passeio da marca, com uma aceleração progressiva, longe de dar um “bote”.
A suspensão, segundo a Honda, um pouco mais firme, não deixa de garantir um rodar seguro e confortável. Comparada com as versões aspiradas, a Touring gasta um pouco mais, mas entrega boas médias de consumo. Com gasolina, faz 11,3 Km/l na cidade, e 12,6 Km/l na estrada. E dá pra melhorar isso, basta pegar leve no acelerador ou aproveitar o modo Eco.
Assistência à condução
Além dos seis airbags e carroceria reforçada, agora todas as versões do HR-V contam com o Honda Sensing e os recursos de assistência à condução. Para quem for fazer um test-drive, vale observar o nível de precisão deles. O assistente de saída de faixa, por exemplo, além de corrigir a trajetória e alinhar o carro no centro da pista, é muito preciso nas manobras de curva. Nos poucos segundos que o sistema permite andar sem as mãos no volante, deixa claro como pode fazer a diferença caso o motorista se distraia.
Dessa forma, o HR-V Touring está bem alinhado com o que há de melhor em nosso mercado, pode fazer frente aos concorrentes diretos e também incomodar versões iniciais dos SUVs médios. Isso porque, além dos muitos recursos, tem preço lá em cima, próximo dos modelos maiores.
Preço Honda New HR-V Touring CVT: R$ 184.500
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