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Benê Gomes

Vai comprar um usado? Ouça bem o motor!

Para avaliar as condições de um motor com quilometragem avançada, é preciso um pouco de intimidade com mecânica

20 de Novembro de 2022 às 01:47
Cruzeiro do Sul [email protected]
Consulte sempre um mecânico de confiança, que sabe identificar se o motor está rajando
Consulte sempre um mecânico de confiança, que sabe identificar se o motor está rajando (Crédito: Divulgação)

Quem vai comprar um carro usado sabe o quanto é importante a ajuda de um mecânico de confiança, forma mais simples para não pegar um modelo bonito por fora, mas com problemas sérios por dentro, como um motor prestes a fundir. São vários os pontos que devem ser observados na hora de escolher um usado ou seminovo, mas hoje chamo a atenção para o motor, considerado o coração de um automóvel e que pode gerar um alto custo com reparo caso esteja comprometido.

Para avaliar as condições de um motor com quilometragem avançada, é preciso um pouco de intimidade com mecânica e até uma dose de malícia para perceber algumas características. Um bom exemplo é o motor rajando, já ouviu falar? Para ficar claro, é importante lembrar que dentro do motor existem algumas peças móveis que sofrem desgaste natural com o tempo de uso. É quando podem surgir alguns barulhos no interior do motor, algo provocado, por exemplo, por folgas nas bielas e virabrequim. Nessa condição, mesmo em marcha lenta, é comum ouvirmos uma espécie de rajada, sim, aquele ruído que lembra muito o som de uma metralhadora, por isso leva esse nome bem popular nas oficinas. Mas isso pode ser provocado também pela folga excessiva nas bronzinas, conhecidas como casquilhos.

Atualmente, um motor que recebe todas as manutenções preventivas, supera fácil os 200 mil km rodados - Divulgação
Atualmente, um motor que recebe todas as manutenções preventivas, supera fácil os 200 mil km rodados (crédito: Divulgação)

“Esse tipo de barulho aparece porque as bronzinas estão com folga e batem contra os colos dos mancais e das bielas; aí não tem jeito, o resultado é a rajada”, explica Cesar Alves, da Sady Retífica de Motores. “O problema maior é que muita gente considera esse ruído algo normal, que aparece em qualquer motor depois de um tempo. Mas não é bem assim”.

Atualmente, um motor que recebe todas as manutenções preventivas, supera fácil os 200 mil km rodados sem apresentar barulho algum. “O motor que não recebe os devidos cuidados, tem muita chance de começar a rajar, inclusive em quilometragens baixas, como 20 ou 30 mil quilômetros”, lembra Cesar. Ou seja, caso esteja analisando um modelo usado e o seu mecânico diga que o motor está rajando, é praticamente certo que será necessário fazer a retifica na parte de baixo, pois essa é a única forma de resolver o problema.

Fique atento, pois tem gente que coloca lubrificante mais grosso ou mesmo aditivos no motor que está rajando para aliviar os ruídos internos - Divulgação
Fique atento, pois tem gente que coloca lubrificante mais grosso ou mesmo aditivos no motor que está rajando para aliviar os ruídos internos (crédito: Divulgação)

Por último, tem outro alerta, e que tem a ver com a malícia de alguns vendedores de carro, algo ainda presente por aqui, infelizmente. Fique atento, pois tem gente que coloca lubrificante mais grosso ou mesmo aditivos no motor que está rajando para aliviar os ruídos internos de um motor comprometido.

*Agradecimento: Sady Motores (www.sady.com.br)

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