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Benê Gomes

Nissan Leaf tem leve reestilização

Versão 2023 inova com retrovisor inteligente; sistema usa monitor de LCD para exibir imagens externas

23 de Outubro de 2022 às 00:43
Cruzeiro do Sul [email protected]
A segunda geração ganhou faróis de LED com lentes escurecidas e para-choques redesenhados
A segunda geração ganhou faróis de LED com lentes escurecidas e para-choques redesenhados (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

O sucesso dos modelos elétricos, inclusive no Brasil, certamente começa com o Nissan Leaf, primeiro 100% elétrico produzido em larga escala no mundo. Lançado no Japão e Estados Unidos em 2010, é vendido no Brasil desde 2019.

A segunda geração recebeu uma pequena reestilização para a linha 2023, ganhou duas cores -- cinza shark e vermelho magnético -- e algumas alterações na carroceria. Agora tem acabamento preto brilhante e novo logo na peça onde seria a grade de um modelo a combustão, faróis de LED com lentes escurecidas, para-choques redesenhados, novas rodas de cinco raios aro 17, entre outros. Uma boa novidade técnica foi a introdução de mais uma tomada de carregamento, a do tipo 2, padrão europeu e mais utilizada no Brasil.

O Leaf tem bom entre-eixos de 2,70 metros, o que resulta em espaço confortável para os passageiros no banco traseiro. A situação não é completamente positiva porque tem túnel central elevado e baterias embaixo do assoalho, detalhe que obrigou a elevação da peça e acaba deixando o joelho do passageiro um pouco mais alto também. O acabamento se aproxima bastante do padrão de modelos luxo, com revestimento que imita o couro nos bancos e costuras pespontadas na cor azul para lembrar que se trata de um carro com emissão zero. O porta-malas não desaponta, com 435 litros de capacidade.

Por dentro o visual é de um carro de passeio tradicional - MATHEUS SIMANOVICIUS
Por dentro o visual é de um carro de passeio tradicional (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)


Menos futurista


Dentro, o atual Leaf deixou de lado o ar exagerado de carro futurista para apostar no desenho tradicional de um carro de passeio. Oferece boa conectividade no multimídia com tela de 8’ e espelhamento de smartphone por cabo, um competente som Bose com seis alto-falantes e subwoofer. Mas não abriu mão de um item moderninho e diferente: a alavanca de câmbio que parece muito com um joystick de videogame. E também não perdeu um pezinho no antigo, com o freio de estacionamento com acionamento por pedal.

O Nissan Leaf, é um carro bastante seguro, equipado com seis airbags e recursos de assistência, como o alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de saída de faixa que apenas vibra o volante, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de ponto cego.

Ponto positivo envolve uma inovação com o retrovisor que conta com uma tela de LCD para exibir imagens traseiras captadas por uma câmera externa. O resultado é uma visão ampla e clara, sem nenhum ponto cego, já quem nem mesmo os encostos de cabeça interferem, afinal, ele só mostra a imagem externa. Na prática, exige adaptação e cuidados nas manobras, porque a imagem é bem ampliada e mostra os objetos mais perto do que realmente estão. Mas o recurso pode ser desabilitado facilmente.

O sistema oferece visão ampla e clara, sem ponto cego - MATHEUS SIMANOVICIUS
O sistema oferece visão ampla e clara, sem ponto cego (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)


Autonomia modesta


Para acelerar, o Leaf mantém o conjunto e as mesmas características. Como 100% elétrico, é bom de arrancada com o torque de 32,6 kgfm disponível em qualquer condição. Tem 150 cavalos de potência, embala bem na estrada e anda seguro e confortável. O que começa a atrapalhar o Leaf é a autonomia um tanto modesta quando olhamos os novos carros 100% elétricos disponíveis no Brasil, todos com números acima dos 300 quilômetros, isso pensando nos modelos menores. O Leaf tem 272 Km de autonomia, o que exige atenção para quem pretende viajar com ele. Ao menos traz um carregador para tomada 110 ou 220 volts como item de série.

Modelo ganhou mais uma tomada, agora do tipo 2 - MATHEUS SIMANOVICIUS
Modelo ganhou mais uma tomada, agora do tipo 2 (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

O Nissan Leaf é caro para a realidade do brasileiro, assim como acontece com os demais elétricos vendidos aqui, pois também depende do amadurecimento desse segmento -- o que envolve investimento pesado em infraestrutura -- para alcançar preço mais acessível.

Um cenário que não tira seu crédito de pioneiro no segmento e por todos os seus pontos positivos, inclusive força da Nissan e a promessa de seguir investindo mercado brasileiro de eletrificados. A marca já confirmou um novo modelo com a tecnologia híbrida e-Power no Brasil em 2023, provavelmente, o Nissan Kicks.

Preço Nissan Leaf 2023: R$ 298.490,00

 

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