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Benê Gomes

Scania lança linha Super com novo motor de 13 litros

Inovação muito interessante também, e que traz mais segurança, é o novo sistema de freio de cabeçote CRB

16 de Outubro de 2022 às 02:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
Os novos modelos começam a ser comercializados na Fenatran 2022, no início de novembro
Os novos modelos começam a ser comercializados na Fenatran 2022, no início de novembro (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Apresentada no final de 2021 na Europa, a gama Super chega agora ao Brasil com seu novo motor de 13 litros. A comercialização terá início no próximo mês, durante a da Fenatran 2022 (23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga), que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, na cidade de São Paulo.

A linha Scania Super é mais uma ação da fabricante dentro do seu plano estratégico para alcançar as metas de descarbonização e que envolve investimento de 2 bilhões de Euros na Europa e cerca de R$ 1 bilhão na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Um processo desenvolvido também para atender aos novos requisitos obrigatórios de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), o equivalente à lei europeia Euro 6.

Como destaca Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil, “nós seguimos em evolução para manter a liderança na transição a um sistema de transporte mais sustentável. O Scania Super reúne motores P8/Euro 6 com base em uma plataforma ainda mais moderna e que proporciona até 8% de economia em relação à geração anterior”.

Os motores Super têm quatro potências (420, 460, 500, 560 cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm. E o grande destaque vai para o modelo R 560 Super de 2.800Nm, que será o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria.

A linha atende aos requisitos da fase P8 do Proconve - DIVULGAÇÃO
A linha atende aos requisitos da fase P8 do Proconve (crédito: DIVULGAÇÃO)

Para alcançar esses números, o propulsor traz muitos diferenciais, como o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.

Inovação muito interessante também, e que traz mais segurança, é o novo sistema de freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), um freio a motor adicional que melhora o desempenho de frenagem (capacidade de 350Kw) e que não exige manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e, juntos, podem chegar a 850Kw de potência de frenagem. “Além disso, o motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento”, explica Ivanovik Marx, engenheiro de oferta de soluções da Scania no Brasil.

Propulsores garantem até 8% de economia de combustível - DIVULGAÇÃO
Propulsores garantem até 8% de economia de combustível (crédito: DIVULGAÇÃO)

A nova linha Scania Super ainda contempla uma nova unidade para otimizar o trabalho do tanque e garantir utilização máxima do combustível, nova família de caixas de transmissão automatizadas de 14 marchas com carcaças de alumínio, e novos eixos de tração traseiros com o eixo cardã que atua em linha reta. Os novos motores de 13 litros da linha Scania Super entram em produção na fábrica de São Bernardo do Campo em fevereiro de 2023.

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