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Benê Gomes

Muito comum nos carros atuais, o turbo exige atenção

O sucesso está escancarado em nosso mercado com bons exemplos, como os compactos Chevrolet Onix, Hyundai HB20 ou VW Polo

09 de Outubro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Motores menores e turbinados são fortes e econômicos
Motores menores e turbinados são fortes e econômicos (Crédito: Divulgação)

Esqueça aquela imagem dos carros turbinados, preparados por oficinas especializadas. O turbocompressor voltou a brilhar sim, mas agora nos carros de família também. E hoje, com outro objetivo: entregar eficiência energética. Entre as fórmulas desenvolvidas pela indústria para alcançar tal objetivo, a principal é a que junta um motor menor acompanhado do turbocompressor, um jeito prático de compensar a potência menor do propulsor pequeno. O sucesso está escancarado em nosso mercado com bons exemplos, como os compactos Chevrolet Onix, Hyundai HB20 ou VW Polo. Portanto, com tamanha popularidade, o turbo precisa entrar também na lista de manutenção preventiva.


Como funciona?


O turbocompressor é formado pela turbina, compressor, carcaça central e rotores. Basicamente, ele aproveita os gases de escape para girar o rotor da turbina que é ligado ao rotor do compressor. Com o movimento provocado pela turbina, o compressor aspira e pressuriza o ar, que chega em quantidade maior dentro dos cilindros. Isso garante a mistura mais rica na queima com o combustível e a tão esperada força adicional.

O turbo é uma peça robusta, mas pode quebrar por falha no sistema de lubrificação ou um problema com o filtro de óleo. Nesse caso, há o risco de alguma impureza ou resíduo chegar até o interior do turbo, o que pode danificar o eixo do turbocompressor e provocar o travamento das hélices da turbina. Como lembra o especialista Cesar Alves, da Sady Motores, “a parte mais sensível do turbocompressor é o conjunto onde estão o eixo e as palhetas, exatamente o ponto onde o ar é admitido e comprimido”.


Como evitar problemas?

Assim como todo o conjunto mecânico do automóvel, o segredo para não ter dificuldades com o turbocompressor, é cuidar da manutenção preventiva do motor. “É muito importante a atenção para os prazos de troca de óleo e filtros”, lembra Cesar, “porque o óleo é um item fundamental para funcionamento e conservação dos componentes do motor e do turbocompressor também”.

Assim, caso perceba sinais como ruídos, perda de potência e até mesmo fumaça saindo pelo escape, procure logo um mecânico de confiança. Um cuidado que vai evitar também o comprometimento do sistema de turboalimentação. Segundos os fabricantes, quando usado em condições normais, o turbo vai acompanhar a vida útil do motor. Então, fique atento a esses pontos:

. Confira o nível do óleo lubrificante regularmente

. Respeite os prazos de troca do óleo lubrificante e dos filtros de óleo

. Revise as condições dos filtros de ar


Garantia de eficiência

Para atingir as atuais metas de consumo e de redução de emissões, a receita do motor pequeno e turbinado é algo indiscutível neste momento. Sem contar que automóveis equipados com esse conjunto entregam mais segurança e uma dose adicional e indiscutível de prazer ao dirigir, com respostas mais ágeis nas retomadas de velocidade.

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