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Benê Gomes

Aos 10 anos, Spin segue sem concorrência e sem muitas mudanças

Linha 2023 da minivan da Chevrolet ganha novas versões e ajustes no motor

08 de Outubro de 2022 às 23:41
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sem mudanças radicais no visual, esta sobrevivente das minivans se segura bem com o atual design
Sem mudanças radicais no visual, esta sobrevivente das minivans se segura bem com o atual design (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Para quem está de olho em um modelo com sete lugares no Brasil, rapidinho vai confirmar: desembolsa mais de R$ 200 mil em um dos SUVs com essa proposta ou vai direto para a nossa antiga conhecida Chevrolet Spin. A minivan completou dez anos em 2022 e segue como uma guerreira, sobrevivente de um segmento que foi sucesso no período pré-SUVs.

Sem mudanças radicais desde a última reestilização, ainda se segura bem com o atual desenho e, claro, com seu diferencial indiscutível: a opção de sete lugares. Aliás, entre as pequenas novidades da linha 2023, a Chevrolet trouxe de volta a versão LTZ com cinco lugares e incluiu uma nova de sete lugares, a LT, essa com proposta mais simples para atender quem trabalha com transporte de passageiros.

O sistema multimídia MyLink traz tela de 8 polegadas  - MATHEUS SIMANOVICIUS
O sistema multimídia MyLink traz tela de 8 polegadas (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Agora a linha conta com cinco opções, inclusive a de topo, Activ, esta para os fãs do visual aventureiro. Ainda que só traga os dois airbags exigidos por lei, oferece importantes itens desde a versão mais simples, como controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, faróis com regulagem de altura, entre outros.

Do lado de fora, as versões mais requintadas se diferenciam para detalhes como os cromados na grade, no rack e no teto, rodas de liga leve aro 16 e faróis com DRL, como a Premier, destaque desta avaliação. Dentro, o ponto forte são os bancos adicionais que, como acontece com a maioria dos modelos com essa proposta, conseguem oferecer conforto razoável para pessoas de estatura média e crianças.

A opção de sete lugares é ideal para transporte de passageiros  - MATHEUS SIMANOVICIUS
A opção de sete lugares é ideal para transporte de passageiros (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Mas a Spin tem uma vantagem: dá para posicionar a fileira do meio um pouco a frente, pois o banco é montado sobre trilhos. Já quem abre mão dos assentos adicionais, tira proveito do espaço encontrado no porta-malas, mesmo com os bancos rebatidos ainda ocupando um considerável espaço. O porta-malas de 162 litros de capacidade salta para 553 com os bancos recolhidos. Isso, sem esquecer, da Spin de cinco lugares, onde o porta-malas esbanja 710 litros.

Em questão de conectividade, tirando a versão de entrada, todas contam com o sistema multimídia MyLink com tela de 8 polegadas, espelhamento de smartphone por cabo e internet wifi. Já para acelerar, a Spin segue com o valente motor o 1.8 flex de 111 cavalos e 17,7 Kgfm de torque, sempre acompanhado da transmissão automática de seis velocidades.

Na linha 2023, motor, câmbio e sistema de exaustão foram recalibrados para deixar a minivan em dia com as normas de emissões brasileiras. Na média, a Spin vai bem dentro de sua proposta, não dá pra reclamar da força do motor e nem do consumo. Pelos números oficiais e com gasolina no tanque, alcança médias de 10,1 km/l na cidade e 12,0 km/l na estrada, números bem reais no uso de rotina.

O porta-malas "cresce" com os bancos rebatidos - MATHEUS SIMANOVICIUS
O porta-malas "cresce" com os bancos rebatidos (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

A suspensão tem acerto mais macio, bom para o transporte de passageiros, e equilibrado o suficiente para a condução segura. Ponto fraco ainda é o banco do motorista com assento curto e alto. Oferece uma modesta regulagem de altura e que não ajuda muito no acerto de uma posição confortável de verdade.

No final, ponto alto da Chevrolet Spin é a versatilidade oferecida para diferentes aplicações e o inegável diferencial encontrado em uma minivan. Tá certo que, quando chegou, em 2012, custava menos da metade do que custa hoje. Mas, como agora é a única do segmento no Brasil, seu valor é bem mais interessante do que o cobrado pelos SUVs de sete lugares.

O banco do motorista tem assento curto e alto - MATHEUS SIMANOVICIUS
O banco do motorista tem assento curto e alto (crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

O que já não dá para apostar é em uma vida muito longa para a tradicional Spin.

Preços Chevrolet Spin 2023

LS 1.8 AT: R$ 105.900

Premier 1.8 AT: R$ 128.050

Activ 1.8 AT: 125.690

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