Benê Gomes
Oficinas mecânicas precisam focar na sustentabilidade
Para ser considerada uma empresa em linha com as práticas sustentáveis, a oficina precisa cumprir algumas práticas
O que adianta carros cada vez mais evoluídos e que poluem cada vez menos, se na hora da manutenção ainda encaramos uma oficina parada no tempo? É, chegou a hora de tirar de cena aquele mecânico de bermuda e camiseta, todo sujo de graxa, e que ainda não tomou consciência sobre a importância de ações como descarte correto do óleo velho, de plásticos ou vidros.
Para contribuir com esse momento, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa) sempre promove ações que estimulam o processo de conscientização dos prestadores de serviços. Foi assim com o Selo Sindirepa de Sustentabilidade, desenvolvido anos atrás, e que trouxe reconhecimento para empresas que praticavam a gestão sustentável.
Uma das primeiras oficinas a obter o Selo foi a Auto Mecânica Scopino, na capital paulista, comandada por Pedro Scopino, instrutor e mecânico profissional. “Quem atua nesse mercado precisa ser sustentável; e isso é algo muito amplo, exige mudança de comportamento e respeito à nova legislação. Mas é uma oportunidade para quem quer manter o negócio competitivo.”
Para ser considerada uma empresa em linha com as práticas sustentáveis, a oficina precisa cumprir algumas práticas distribuídas em três categorias: legalidade, sustentabilidade e excelência. Ponto bastante importante envolve as leis ambientais e os novos procedimentos para o descarte correto de resíduos. “Agora o reparador consciente tem que se preocupar com a separação dos resíduos sólidos e líquidos, fazer o isolamento correto e deixar isso bem visível para o cliente da oficina” lembra Scopino.
Mais recentemente, o Sindirepa, IQA - Instituto de Qualidade Automotiva - e Sebrae-SP, criaram o “PIQ”, Programa de Incentivo à Qualidade, uma iniciativa para aumentar a competitividade das empresas da reparação de veículos. E o ponto central é o foco nos processos sustentáveis, incluindo organização, instalações e formação da equipe.
Ao final, essas ações trazem outro benefício direto: a redução de custos e dinheiro sobrando no caixa no final do mês. Mas Scopino chama atenção para mais um detalhe: “Esse é um movimento sem volta, que vai fazer toda a diferença para o empreendedor. Só que a gente depende também do empenho dos consumidores, que precisam dar mais valor para esse diferencial”.
Mais informações em: www.sindirepa.com.br
Galeria
Confira a galeria de fotos