Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Nivus segue com poucas surpresas em 2022 e mantém o desenho original

Volkswagen fez pequenas alterações e envolvem mais os pacotes de equipamentos

01 de Outubro de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Não houve mudanças no design, pois o modelo ainda não apresenta sinais de envelhecimento em sua proposta
Não houve mudanças no design, pois o modelo ainda não apresenta sinais de envelhecimento em sua proposta (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)


Deixando de fora os modelos de luxo que chegaram antes com a proposta de carroceria SUV cupê, entre os modelos nacionais o VW Nivus foi o que inaugurou aqui essa onda de SUVs compactos. Em sua linha 2022, segue bonito e bem equipado, mas agora tem a concorrência forte do Fiat Pulse. Por isso, a VW procurou criar uma dose de novidade para o Nivus.

No desenho, tudo igual e sem problemas, pois o modelo ainda não apresenta sinais de envelhecimento em sua proposta de estilo (que segue servindo de inspiração para a concorrência). Na versão Highline, tem faróis de LED com DRL integrado, lanternas com iluminação em LED, retrovisores e teto na cor preta e rodas de liga leve aro 17.

O Nivus tem o mesmo entre-eixos do VW Polo, então quase entrega as mesmas condições para quem se senta atrás -- isso mesmo, “quase”, já que o teto mais baixo na traseira reduz o espaço para a cabeça dos passageiros. Mas tem um bom porta-malas, com 415 litros de capacidade.

Já para entender quais são as alterações da linha 2022, é preciso ir para dentro do Nivus. Tem notícia boa com a entrada, como item de série na versão Highline, do ar-condicionado automático e digital Climatronic, um equipamento moderno e que dispensa uso de botões.

Bom também é que agora as duas versões saem de fábrica com o ACC controle de cruzeiro adaptativo alerta de colisão com frenagem automática e o sistema Start-Stop (que desliga e liga o motor em paradas no trânsito para ajudar na redução de consumo e emissões).

Seguindo adiante, as notícias não são muito animadoras. A versão Highline mantém o VW Play, bom sistema multimídia com tela de 10 polegadas, proteção contra riscos e marcas de dedo, e o painel de instrumentos 100% digital configurável Active Info Display.

No entanto, a Confortline passa a ser equipada com o sistema multimídia Composition Touch, opção mais simples e que oferece tela menor, de 6,5 polegadas. Mesma coisa para o painel de instrumentos, que é digital, mas menor e mais modesto.

No mais, voltamos aos pontos positivos que já conhecemos do Nivus. Tem bom conteúdo de segurança, com freios a disco nas quatro rodas, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, e capricha com o motor 1.0 turbo de 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque, mais a transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais por aletas no volante.

Com esse conjunto, o Nivus é um carro rápido, responde bem quando é exigido mérito da boa entrega de torque em baixas rotações mas, claro, dentro da proposta dele. Joga a favor ainda a boa posição para guiar, o desenho mais aerodinâmico em comparação a um SUV tradicional, e a suspensão confortável, mas com um tempero mais firme e equilibrado, característica dos modelos Volkswagen.

Com tudo isso o VW Nivus segue interessante com seu estilo SUV cupê. É fato que saiu perdendo um pouco com a alteração na lista de equipamentos, mas sua dificuldade maior agora é a oferta de apenas as duas versões, Confortline e Highline, enquanto seu concorrente direto, o Fiat Pulse, tem uma gama variada e com preços mais acessíveis. Não por acaso, o Pulse é o mais procurado nas lojas e já superou o Nivus em vendas. Uma situação que deve seguir igual até o final deste ano.

Preço VW Nivus Highline 200 TSi: R$ 138.990

Galeria

Confira a galeria de fotos